Novos points da Chapada (foto: Eliseu Frechou)
Dos novos points de escalada que tenho visitado recentemente, sem dúvida que a Chapada Diamantina é o que mais promete. A primeira vez que qualquer escalador olhar para a imensidão de paredes que compõem o lugar, não terá como não concordar comigo.
Em todas as cidades dentro ou no entorno da Chapada Diamantina é possível escalar em conglomerado, arenito, quartzito, calcário e outras variantes destas rochas.
Lençóis é a cidade principal e mais freqüentada do lugar, com uma ótima infra-estrutura turística e onde pode-se escalar bem perto do centro da cidade, não necessitando sequer de carro para escalar em mais de 50 rotas.Em Lençóis, procure pelos escaladores João Salton, Eric Pinheiro ou Henrique Gironha. São todos conhecidos e é fácil encontrá-los e conseguir informações ou serviço de guia.
Igatú é visita obrigatória, com escaladas de alto nível e uma grampeação impecável. Nesta cidade, o xerife local é José Humberto, o Beto de Igatu. Ele possui um abrigo de montanhistas que atende a quem desejar escalar nesta cidade que tem paredes multicoloridas de quartzito.
Este texto foi escrito por: Eliseu Frechou