Palestrantes falam sobre questões ambientais (foto: Divulgação Zé do Pedal)
O Ciclo de Debates sobre Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9/11 em Betim (MG), reuniu especialistas, representantes do governo municipal e empresários com o objetivo de propor ações preventivas para preservação do meio ambiente da cidade. A palestra de abertura foi ministrada pelo ambientalista, ciclista e fotógrafo José Castro, o Zé do Pedal, que falou sobre a previsão de escassez de água nos próximos 50 anos.
Dentre os principais pontos abordados estão o desperdício, aumento contínuo da demanda de água, além da falta de investimento e exploração inadequada dos recursos hídricos no país. Zé do Pedal acredita que a falta de irrigação em locais áridos seja justificada pela falta de investimento do governo, muito mais do que pela demanda de alta tecnologia.
Durante as expedições que realizou pelo mundo, pode observar de perto as dificuldades que a população mais carente já enfrenta em relação à falta de água. Na minha viagem pelo rio São Francisco, vi barranqueiros e ribeirinhos chorando sentados a beira de um rio que morre lentamente. Na minha viagem de Nova Iorque ao Rio, passei por belos, maravilhosos e caríssimos resorts. E o Zé povão nadando em praias poluídas por petróleo, lixo e coliformes fecais”, contou.
Outras palestras – No segundo dia de debates, 8/11, foram discutidas as questões ambientais do Rio Paraopeba, que passa pela cidade. Mauro Costa Val, coordenador geral do Comitê Intermunicipal da Bacia do Rio Paraopeba (CIBAPAR) falou sobre os planos para a realização de uma expedição no local. No último dia de evento a secretária adjunta de Meio Ambiente Cleide Pedrosa expôs resultados obtidos a partir da utilização de energia alternativa utilizada no município, assim como a aplicação da Agenda 21.
Durante os três dias de evento também foi realizada uma exposição de fotos de Zé do Pedal. Todas as trinta fotos da mostra chamada de “Planeta Terra, Planeta Água, Planeta Vida”, cujo foco principal é a água, foram tiradas durante suas expedições, principalmente na viagem chamada Da Liberdade ao Cristo, realizada em um barco movido a pedais.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 10, 2006