Webventure

Em dia atípico, Nani Roma vence sua primeira etapa no Dakar; Jean Azevedo é o 15º


Nani Roma vence sua primeira etapa (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

Três novos nomes aparecem nas três primeiras colocações na penúltima etapa do Dakar e, pela primeira vez, os vencedores foram Nani Roma/ Lucas Cruz Senra. A dupla espanhola da Mitsubishi concluiu o trecho em 2h33min48, cerca de sete minutos à frente do segundo colocado.

Roma e Senra conquistaram sua melhor colocação no Dakar, mesmo largando na 21ª colocação. A segunda posição também teve surpresas com Krzysztof Holowczyc/ Jean-Marc Fortin. A dupla polonesa/belga esteve no Brasil em 2008 e conquistou o terceiro lugar no Rally dos Sertões. A bordo de Nissan, Holowczyc e Fortin se mantiveram constantes durante todo o Dakar, figurando entre os 10 primeiros em quase todas as etapas. Com o resultado de hoje, eles sobem para a quinta colocação na classificação geral.

Os franceses Guerlain Chicherit/ Matthieu Baumel, da BMW, ficaram com a terceira colocação, com o tempo de 2h41min15. Mesmo com os resultados, Giniel De Villiers, oitavo colocado na etapa, mantém a liderança na classificação geral.

Os brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad, que lutam com os problemas no motor, terminaram a prova na 15ª colocação, a apenas 22min31 do líder. O resultado deixa a dupla da Petrobras Lubrax na 24ª colocação do geral.

Estratégia – Com os três carros da escuderia Volkswagen quase garantidos no pódio, a estratégia da equipe foi montar um comboio e seguir juntos pelos 220 quilômetros. Dieter Depping abriu em relação aos outros dois pilotos e terminou na quarta posição.

Giniel De Villiers/ Mark Miller foram os primeiros a largar, mas esperaram por Mark Miller/ Ralph Pitchford. Os carros vieram juntos e terminaram a especial na oitava e sétima posições, respectivamente.

Com isso, o Dakar entra para o último dia sem grandes mudanças na classificação geral, com Giniel/ Dirk em primeiro, Miller/ Pitchford em segundo e Robby Gordon/ Andy Grider em terceiro. A diferença entre os pilotos da Volkswagen é de apenas 2min20, mas respiram aliviados, pois Gordon está a 1h27.

Mesmo com a estratégia, a liderança da classificação geral ainda segue com os pilotos da Volkswagen:De Villiers é o primeiro, seguido de Mark Miller (com a diferença de 2min20) e Robby Gordon em terceiro.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure