Roberta Stopa vence o Big Biker 2009 (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)
Lais Saes liderava o Big Biker Cup com vantagem de dois pontos em relação a Roberta Stopa, isso também pelo fato de Roberta não ter participado da terceira etapa, em Taubaté (SP). A disputa pelo título estava aberta em São Luis do Paraitinga (SP), realizada no último domingo (4). Depois de uma combinação de resultados, Roberta Stopa chegando em primeiro, Carla Prada em segundo e Lais Saes em terceiro, o título ficou com Stopa, que venceu todas as etapas do Big Biker 2009 em que participou.
O Big Biker, independente de qualquer etapa, é um verdadeiro campeonato de maratona, são percursos que possuem estradas, trilhas, subidas, descidas… Acho que os organizadores estão de parabéns, afirmou Stopa, campeã da categoria Pro Elite Feminina, que contou com um percurso de aproximadamente 85 quilômetros.
Sobre o percurso da última etapa do Big Biker, a atleta disse que foi muito puxado. Foi um percurso bastante duro, é uma quilometragem alta, e depois de metade da prova a gente pega três subidas difíceis. Mas o percurso está muito bem sinalizado, com o apoio satisfatório, declarou.
Na torcida – Antes de saber em qual posição Lais chegaria, Roberta já fazia as contas: Se a Lais chegar em terceiro, a gente empata, e o desempate é a vitória de hoje. Mas independente de quem levar esse título, acho que foi merecido, previu Roberta antes mesmo da largada. Conforme os cálculos, Lais acabou chegando na terceira colocação, deixando o título no colo de Roberta. É muito gratificante, o bicampenoato, graças a Deus. Eu fiquei surpresa, porque a Lais vem andando bem, mas é gratificante, o título e sempre bem-vindo, comemora Stopa.
Lais acabou tendo o azar como seu parceiro na etapa de São Luis do Paraitinga, deixando a atleta com o vice-campeonato. Eu estava num ritmo bom, daí um cara entrou na minha frente em uma lama, acabamos nos enroscando e eu fui para o chão. Aí eu não tive como segurar e hoje não era meu dia, não consegui ser campeã. Mas ficar entre as três está ótimo, disse Lais Saes.
O Big Biker 2009 foi muito elogiado pelos atletas, deixando a organização da prova com muito orgulho do que vem realizando. O Big Biker deveria ser o verdadeiro campeonato brasileiro de maratona Mountain Bike 2009. A gente teve o campeonato em Minas Gerais, que na verdade eu acho que nem considero um campeonato brasileiro, devido à falta de organização, de estrutura, enfim, eu quero parabenizar o pessoal do Big Biker, finalizou Roberta Stopa.
Este texto foi escrito por: Alexandre Ciszewski