Webventure

Em etapa no Atacama, pilotos usam Las Pampas como treino para o Dakar


Palmeirinha considerou etapa no Deserto do Atacama como a melhor do rali (foto: Aifa/ RTF)

Nesta segunda-feira os competidores completaram a sétima das nove etapas a serem cumpridas no Rally Por Las Pampas Patagônia Atacama. Apesar de todos os problemas enfrentados até agora, os brasileiros continuam na prova e conseguiram boas posições no dia. Nas Motos, Jean Azevedo ficou em quinto e nos Carros, Palmeirinha chegou em terceiro.

Para Palmeirinha esta foi a melhor especial do rali e o trajeto mais bonito até agora. O trecho cronometrado foi em forma de laço, com largada e chegada na cidade chilena de Bahia Inglesa, e praticamente todo nas dunas do Deserto do Atacama.

“Andamos naquelas dunas bem grandes, em dunetes e em vales de areia. Dava vontade de parar o carro e tirar uma fotografia. Nesse tipo de terreno leva vantagem quem atolar menos e nós atolamos só duas vezes. Foi até por um vacilo meu, que ficava com receio de ‘varar’ a duna, tirava o pé e ficava preso na crista do monte de areia. Deu um pouco de trabalho para tirar o carro, mas isso faz parte do aprendizado.”, explicou Palmeirinha.

O vencedor da etapa foi mais uma vez o francês Luc Alphand, que continua imbatível. Nesta etapa sua diferença para Orlando Terra Nova, segundo lugar, foi de 20 minutos e para Palmeirinha, o terceiro, mais de 1h10. “Têm sido dias tranqüilos. Acredito que chegaremos a Iquique vencedores”, previu o piloto, que está na ponta da tabela com mais de quatro horas de vantagem.

Motos – Para Jean Azevedo o dia de hoje foi de treinamento. “Como não estou mais na disputa do Mundial, aproveitei para treinar navegação e pilotagem nas dunas que são bem parecidas com as do Dakar”, declarou.

O brasileiro ainda parou durante a especial para socorrer o piloto polonês Marek Dabrowski, que havia fraturado o braço. “Vi que o piloto estava ruim, meio deitado e com dores. Já que a situação era grave, acionei o resgate através do meu telefone via satélite. Quando o resgate chegou retornei a prova”, contou.

O vencedor nas Motos foi o espanhol Marc Coma, líder do rali. Segundo ele, agora começa a melhor parte da competição, já que terá a chance de treinar para o Dakar. O segundo colocado na sétima etapa foi David Casteu, seguido de Pal Ullevalseter.

Não é possível saber a classificação exata dos pilotos, tanto nas Motos como nos Carros, pois a organização do Las Pampas não divulgou a classificação geral acumulada após as últimas duas etapas.

Este texto foi escrito por: Webventure