Webventure

Em evolução, Vicente de Benedictis quer superar sua campanha de 2010 na 2ª parte do Dakar


Vicente está animado para 2ª parte do rali (foto: Divulgação/ Maindru)

Ele é o menos badalado dentre os três brasileiros que iniciaram a disputa nas motos do Rally Dakar 2011 Zé Hélio já abandonou a categoria após sofrer um acidente -, mas vem conquistando bons resultados nos últimos dias da competição. Vicente de Benedictis ganhou nove posições em três etapas e está otimista para a segunda parte do rali.

O motivo ele próprio revela. “Tenho bom condicionamento físico”, disse o brasileiro neste sábado (8), dia de descanso para os pilotos do Dakar na cidade chilena de Arica. Segundo Vicente, que passou de 88º para 79º na classificação geral, o seu bom desempenho nas últimas etapas já se deve a isso, já que as especiais foram duras para os competidores.

Na última sexta-feira, dois dos seis veículos pilotados por brasileiros abandonaram o Dakar além de Zé Hélio, André Azevedo também deixou a disputa nos caminhões. Não por acaso, Vicente acredita que a sexta etapa foi a mais complicada desta primeira parte do rali. “Conversando com outros pilotos, todos concordaram que a especial de ontem (sexta) foi a mais difícil até agora”, afirmou.

Aos 28 anos, Vicente disputa o Dakar pelo segundo ano consecutivo, e a expectativa é de superar a sua campanha de 2010, quando ficou em 76º. Para isso, ele continua acreditando que o condicionamento físico fará a diferença nas próximas etapas. A primeira será já neste domingo (9). A especial sai de Arica e chega até Antofagasta, também no Chile.

Problemas no início – Se as últimas especiais foram boas para Vicente, o mesmo não aconteceu no começo da disputa. O brasileiro revelou que problemas mecânicos o atrapalharam bastante nas primeiras centenas de quilômetros do Dakar. “Eu não podia passar de 50 km/h”, relatou o piloto sobre a limitação de sua moto, que já foi solucionada.

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança