Prova terá entre 2h30 e 3h de duração (foto: Kauhan Teixeira/ www.webventure.com.br)
Após três provas, realizadas em Itanhandu (MG), Santo Antônio do Pinhal (SP) e Taubaté (SP), a cidade mineira de São Lourenço será o palco da disputa final pelo título do Big Biker Cup no dia 19 de setembro, domingo. Até o momento, cerca de 700 atletas estão confirmados na prova que terá 81 quilômetros para a categoria Pró e 63 para a Sport. A largada das primeiras categorias está marcada para 8h30, e em seguida, às 9h30, acontece a largada da Sport.
Esta é a primeira vez que a cidade do sul de Minas Gerais recebe a prova. Estamos estreando a final em uma cidade nova. São Luiz do Paraitinga, que tradicionalmente recebe o Big Biker na última etapa, por conta das enchentes no início do ano, ainda não se recuperou. E precisávamos de tempo para nos organizar, declarou Flávio Ito, o Gonga, organizador da prova.
Apesar da mudança, a característica do percurso para os competidores das duas categorias principais será mantida A categoria Sport vai encarar um trajeto com muito chão batido; enquanto a categoria Pró terá um circuito pesado, com grandes dificuldades técnicas. A previsão de término da prova é de 3 horas para a Pró e 2 horas para a Sport, esclareceu.
Mas, apesar da dureza da prova, Gonga explica que a maior dificuldade para os competidores será a baixa umidade do ar. O problema da falta de chuva afeta o Brasil todo, mas aqui em São Lourenço não chove há cerca de dois meses, o que gera um problema aos atletas quanto à poeira. A dica é estar sempre atento à hidratação durante a prova.
Disputas – As brigas pela primeira colocação prometem ser intensas nas trilhas da prova. O organizador mostrou-se animado com a proximidade dos atletas no ranking da prova. A disputa está apertada. A diferença de pontuação é de apenas um ponto (o vencedor garante 10 pontos, o segundo, 9 e assim por diante até o décimo), o que acirra ainda mais a prova.
Na categoria Elite Masculina, Orlando Alves Silva tem grandes chances de ser o campeão de 2010. Com duas vitórias e um quarto lugar, o biker totaliza 28 pontos. A segunda posição no ranking é de José Luis Nogueira, com 18 pontos; e somente a vitória interessa ao atleta, e também torcer para que Orlando não some pontos.
Em terceiro, aparece Hugo Prado Neto, com 16 pontos, seguido por Enoque de Oliveira Filho e Carlos Alberto Junior de Oliveira Santos, ambos com 14 pontos.
Entre as mulheres, a disputa pela primeira colocação ainda é bastante acirrada. Apesar das três vitórias de Adriana Nascimento, com 30 pontos no ranking da categoria Elite, Lais Saes Aparece em segundo, apenas quatro pontos atrás. As outras competidoras acompanham de longe a briga. Izabela Bednarski Salvato é a terceira colocada, com 14 pontos, seguida por Kátia Andrea Almeida Gomes e Roberta Fermi, com 12 pontos cada.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario