Webventure

EMA Amazônia: maior rali humano da América Latina


Atleta fazendo o trecho de rapel na EMA 2000 (foto: Arquivo Webventure)

A quarta edição da corrida de aventura Expedição Mata Atlântica, “EMA 2001 Amazônia”, já recebeu a inscrição de 17 equipes estrangeiras e de 33 brasileiras, confirmando a sua condição de maior competição do gênero na América Latina. Promovida pela Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, a prova será realizada entre os dias 25 de
novembro e 1º de dezembro, na região amazônica do Pará. O evento fará
parte pela primeira vez do calendário do AR World Series (Circuito Mundial).

Outro exemplo do prestígio da competição é a participação de equipes
fortes, acostumadas aos maiores desafios do mundo. Estão entre as
candidatas ao título deste ano a norte-americana Epinephrine, atual campeã da EMA, a francesa Planetaventure.com, a finlandesa Nokia Adventure e a canadense Subaru Outback.

Brasil – Dos quartetos brasileiros, a Lontra Radical (vencedora do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura 2001 por antecipação), Scott, Aventura e AXN Atenah, todas de São Paulo, estão entre as mais cotadas para vencer a prova.

A “EMA 2001 Amazônia” exigirá uma grande infra-estrutura. Um exemplo disso é que cerca de mil pessoas vão estar mobilizadas durante a realização do evento, além dos 200 atletas. Durante os sete dias e seis noites, os atletas percorrerão um total de 550 quilômetros por florestas e rios da Amazônia, praticando trekking, mountain bike, natação, técnicas verticais e canoagem (em caiaques infláveis e canoas locais), sempre se orientando por meio de mapas e bússolas.

De acordo com Alexandre Freitas, organizador da “EMA 2001 Amazônia”, a grande presença de equipes internacionais neste evento confirma o
crescimento do esporte de aventura e a oportunidade única de se conhecer uma Amazônia diferente, através da prática de vários esportes. “Também é objetivo da competição desenvolver o turismo de aventura naquela região do Pará, o que pode ser uma alternativa real para a Amazônia tornar-se auto-sustentável”, observa.

Circuito Brasileiro O calendário nacional conta com o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, cuja última etapa será disputada nos dias 20 e 21 em Juquiá (SP). A prova servirá de “aquecimento” para a EMA 2001 Amazônia.

Promovida pela Rios e Matas Expedições Ecológicas, com apoio da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura (SBCA), a competição de Juquiá, a sétima do circuito, terá um percurso de 110 quilômetros e definirá a classificação final das equipes do segundo ao sétimo lugar, já que os paulistas da Lontra Radical garantiram o título por antecipação na etapa da Rota Nordeste, realizada em setembro, no Rio Grande do Norte.

Após a disputa das últimas provas, os organizadores vão entregar os prêmios em dinheiro, num valor total de R$ 47 mil, aos melhores atletas desta temporada.

Este texto foi escrito por: Webventure