Foto: Pixabay

Ema lança Circuito de Brasileiro de Corrida de Aventura

Redação Webventure/ Biking, Montanhismo, Rafting e canoagem, Trekking

Uma edição especial do Raid Brotas será um dos pontos altos do novo Circuito (foto: Gustavo Mansur)
Uma edição especial do Raid Brotas será um dos pontos altos do novo Circuito (foto: Gustavo Mansur)

A Sociedade Brasileira Multisport Adventure Race, organizadora da Expedição Mata Atlântica lançou ontem o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura. O projeto é uma idéia antiga de Alexandre Freitas, criador da EMA de criar competições alternativas e preparatórias para as equipes que pensam em participar da EMA. A primeira prova já tem data marcada, será no PETAR(Parque Estadual do Alto Ribeira), nos dias 18 e 19 de março. Serão provas de 24 a 36 horas, com diferentes níveis de classificação, como na EMA do ano passado.

Mas o Circuito não vai estar restrito ao estado de São Paulo, a idéia de Alexandre é exatamente incentivar o desenvolvimento do esporte em outros cantos do Brasil. “Nós já conversamos com os organizadores do Costa do Sol, na Paraíba, e eles já estão como etapa do circuito. Também existe a possibilidade de uma prova em Minas Gerais e outra no Paraná”, explicou Alexandre.

Um dos pontos altos do Circuito promete ser a etapa na cidade de Brotas. O que já está sendo chamado de um Raid Brotas Extreme, organizado por Jean-Claude Razel.

As etapas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura podem servir como classificação para a EMA. As equipes vencedoras de cada etapa do Circuito tem a inscrição garantida para a Expedição Mata Atlântica 2000. Mas não é só isso, como premiação, os vencedores ganham um bônus no valor da inscrição da prova, que ele pode usar em outra etapa do Circuito ou guardar como parte da inscrição da EMA. “Mas o bônus não é veiculado a equipe, ele vale para duas pessoas da equipe. Com isso a gente tenta evitar que as equipes fiquem trocando de membros, queremos incentivar que as equipes tentem evoluir juntas”, comentou Alexandre.

A Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura

Para organizar esporte no Brasil está também sendo fundada a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura (SBCA). A idéia é criar normas e regulamentar o esporte no Brasil. “Nós não queremos controlar o trabalho de ninguém”, esclareceu Alexandre Freitas. “O que nós observamos é que esta havendo um crescimento do esporte. E nosso objetivo é criar uma entidade, sem fins lucrativos, que sirva para passar informações, normatizar, servir como um centro de informações sobre as corridas de aventura no Brasil”, explicou Alexandre.

O criador da EMA aposta que no ano 2001 o Brasil deve terá mais de 100 corridas de aventura acontecendo em pontos diferentes do território nacional.

Inscrições abertas para a EMA 2000

Para quem está pensando em participar da edição 2000 da EMA, as inscrições estarão abertas a partir do dia 1 de maio. A prova acontecerá entre os dias 21 e 28 de outubro com as seguintes modalidades: orientação, trekking, técnicas verticais – escalada/rappel, mountain biking, canoagem, natação e rafting. O número de vagas continua limitado para 33 equipes.

E a expectativa dos organizadores é de que a EMA 2000 será mais internacional do que nunca. “Nosso estamos reservando 15 vagas para equipes estrangeiras. Hoje as equipes estrangeiras podem fazer sua inscrição on line em alguns dos sites mais famosos de corrida de aventura do mundo”, explicou Alexandre. Outra novidade é que a partir deste ano o regulamento vai exigir apenas a participação de um membro do sexo feminino para cada equipe, ou seja, poderemos vir a ter uma equipe composta só por mulheres.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: janeiro 28, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure