As equipes percorreram 3km de trekking no rio. (foto: Camila Christianini/Webventure)
A vila de Paranapiacaba viveu hoje um dia atípico. Palco da segunda etapa da EMA Series Salomon Mitsubishi, corrida de aventura válida pela sétima etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, a calma e silenciosa Vila foi castigada por inúmeras caminhonetes, megafones, caixas de som, bicicletas e gente correndo para todo lado.
Os moradores da região observavam o evento encantados, e aproveitavam para movimentar o comércio vendendo lanches, almoço e refrigerantes para os turistas . As 90 equipes, com dois, três ou quatro integrantes largaram às 9h10 da praça central da Vila, para encarar 53km de aventura pela frente.
Saindo do pórtico de largada, os atletas fizeram um trekking de 12km em trilhas que passavam por morros e 3km andando dentro de um rio, realizando o chamado canyoneering. Grande parte da trilha era muito fechada e estreita, e por causa das chuvas constantes na região havia muita lama, o que dificultou um pouco o trekking para as equipes.
Outra modalidade presente na prova foi o mountain-bike. Os atletas percorreram 35km do percurso pedalando em subidas, descidas e lamaçal. Muitas equipes tiveram problemas com a bike. Os trechos de mountain-bike exigiram muita paciência, porque tinha muito barro e muitas bikes quebraram, disse Zé Pupo, integrante da equipe Aventura.
Charme especial – De cima de um morro onde se localiza o Museu Castelinho, famoso pela exposição de antigas ferramentas usadas na estrada de ferro de Paranapiacaba, descia uma tirolesa de 80 metros de comprimento, que dava um charme especial e moderno na Vila histórica de Paranapiacaba. As equipes podiam escolher o momento em que preferiam realizar esta técnica vertical, visto que cada uma tinha sua estratégia para completar o percurso o mais rápido possível.
No total foram 15 postos de controle e três modalidades: trekking, mountain-bike e tirolesa. A primeira equipe a completar o percurso foi a Aventura, depois de 5h32min de prova. Em segundo lugar chegou a equipe Canon Quasar Lontra, com 5h45, junto com a Mamelucos, que conquistou a terceira colocação. Logo em seguida, com 5h51 minutos chegou a Oskalunga Brasil Telecom, vencedora da primeira etapa da EMA Series, realizada em Santos, seguida pela Lontra II Reebok Caloi, que completou a prova em 5h59m e ficou com o quinto lugar.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: setembro 22, 2002