Webventure

Embolado o brasileiro de rali de velocidade


Mitsubishi de Ulysses e Zoffman no circuito do XII Rally de Santa Catarina; dupla é a líder do Brasileiro de rali. (foto: Divulgação)

Após as quatro etapas, duas em Erechim (RS) e mais duas em Florianópolis (SC), neste fim de semana, a disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro de rali está embolada.

Tanto as duplas da Mitsubishi Racing Team, Ulysses Bertoldo/Alberto Zoffman e Guilherme Spinelli/Gilberto Barricatti, como da Subaru Lubrax Racing Team, com Édio Füchter/Wilfredo Gomes, já venceram no campeonato e a diferença entre eles não ultrapassa dez pontos.

Mais de 30 duplas participaram do XII Rally de Santa Catarina, percorrendo circuitos de trechos sinuosos com muitas subidas e descidas nas proximidades dos municípios de Rancho Queimado e São José e Angelina, na Grande Florianópolis.

3ª etapa – Os catarinenses Édio e Wilfredo venceram no sábado na categoria N4 e na geral. Correndo em casa, a dupla impôs um ritmo forte desde a primeira especial e encerrou o dia com a vantagem de um minuto na frente do segundo colocado, a dupla Ulysses Bertoldo e Alberto Zoffman, da Mitsubishi.

Ao longo da etapa, o circuito travado promoveu muitas quebras entre os competidores. “Esse circuito é com certeza o mais difícil da temporada, pois é preciso andar forte para obter um bom tempo e de não permitir um mínimo erro sequer, além de ter muita pedra”, disse o piloto Tino Vianna, que juntamente com Edu Paula, da equipe Subaru, teve de abandonar a prova.

4ª etapa – Com no dia anterior, Édio Fuchter e Wilfredo Gomes eram indicados como favoritos para vencer a etapa. Mas a expectativa foi interrompida por uma pedra que decepou o pneu dianteiro logo no início da primeira espcial. “Como faltavam oito quilômetros para o final tivemos que continuar com o pneu furado”, explicou Wilfredo. Com isso, eles perderam quase três minutos e as chances de vencerem novamente.

Foi a vez então da equipe da Mitsubishi adotar um ritmo rápido que deu a vitória a Guilherme Spinelli e Gilberto Barricatti, com Ulysses Bertoldo e Alberto Zoffman em segundo. Na categoria A6, Luiz Tedesco e Sidinei Broering foram os vencedores.

Com o resultado da 4ª etapa, o líder da classificação geral é a dupla Ulysses e Zoffman, que somam 60 pontos, contra 59 de Spinelli e Barricatti, e 50 de Édio e Wilfredo. A próxima prova do Brasileiro de rali de velocidade acontecerá em entre os dias 22 e 24 de junho, na região de Penedo (RJ), quando serão disputadas a quinta e a sexta etapas.

Veja a classificação por etapa e geral:

Classificação 3a. etapa
1) Édio Fuchter – Wilfredo Gomes – Subaru Impreza;
2) Ulysses Bertoldo – Alberto Zoffman – Mitsubishi Lancer;
3) Guilherme Spinelli – Gilberto Barricatti – Mitsubishi Lancer;
4) Paulo Vignoli – Luiz Vignoli – Mitsubishi Lancer;
5) Cláudio Rossi – Nilo de Paula – Mitsubishi Lancer.

Classificação 4ª etapa
1) Guilherme Spinelli – Gilberto Barricatti – Mitsubishi Lancer;
2) Ulysses Bertoldo – Alberto Zoffman – Mitsubishi Lancer;
3) Paulo Vignoli – Luiz Vignoli – Mitsubishi Lancer;
4) Édio Fuchter – Wilfredo Gomes – Subaru Impreza;
5) Tino Vianna – Edu Paula – Subaru Impreza.

Classificação geral
1) Ulysses Bertoldo e Alberto Zoffman – 60 pontos;
2) Guilherme Spinelli e Gilberto Barricatti – 59 pontos;
3) Édio Fuchter e Wilfredo Gomes – 50 pontos;
4) Paulo Vignoli – Luiz .Vignoli – 35 pontos;
5) Tino Vianna – Edu Paula – 29 pontos.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch