Webventure

Emerson Cavassin acredita que planilhas atrapalham ritmo do Dakar


Emerson Cavassin (dir) estará pela primeira vez no Dakar (foto: Divulgação/ Donizetti Castilho)

O brasileiro Emerson Cavassin, que foi anunciado recentemente como novo navegador do piloto Jean Azevedo, terá que correr contra o tempo para se preparar para maior rali do mundo, que acontece entre os dias 1 e 17 de janeiro, na Argentina e no Chile.

Navegador experiente, esta será sua primeira prova internacional, e ainda com um agravante, a navegação por GPS.

“Eu não tive oportunidade de ter contato com algum equipamento desse, a não ser visualmente dos bastidores, como expectador. É óbvio que eu ainda tenho muita coisa a aprender até a largada do Dakar com relação a essa navegação específica. Como eu embarco dia 28 para a Buenos Aires, terei até lá para obter informações melhores em relação ao GPS”, disse.

O Rally Dakar utiliza um sistema de navegação que praticamente nenhuma outra prova mundial utiliza, por isso a dificuldade. Os pontos obrigatórios que todos os pilotos tem que passar só aparecem no GPS quando estes estão em um raio de dois quilômetros do mesmo. O navegador precisa estar muito atento às referências e rotas para não perder nenhum, pois as penalizações são altas.

“Existe certa expectativa em relação o entrosamento, já que nós iremos andar pela primeira vez juntos durante o Dakar. Mas tem tudo para dar certo. O Jean é um piloto experiente e eu também tenho experiência com outros pilotos na navegação. Acho que não teremos problema”, afirmou Cavassin, que tem contrato com Azevedo até o Dakar 2011.

Planilhas – Não é novidade que as planilhas do Rally Dakar não prezam pela perfeição e, às vezes, chegam até a conter erros. Mas esse fato não assusta Cavassin. “Não é que seja um descaso ou desleixo da organização. É porque realmente a prova é muito longa, em que eles primam pela eficácia da planilha. Ela nem sempre é perfeita pela dificuldade que os organizadores têm de fazê-la. Esta não credibilidade no percurso da planilha atrapalha o ritmo da prova”, explicou o navegador.

Este texto foi escrito por: Caio Martins e Thiago Padovanni