A pista de test drive da Ford (foto: Luciana de Oliveira)
Parece que vai tombar… ou que não vai dar para fazer a curva. Sensações como a de estar numa montanha russa, só que bem mais perto da terra, podem ser experimentadas nas pistas de off-road que estão à disposição do público na Adventure Sports Fair 2001, em São Paulo.
A comparação com o brinquedo que mais faz sucesso nos parques de diversão não é exagero para a pista de demonstração da Troller, localizada logo na frente do prédio da Bienal do Ibirapuera, onde a feira acontece.
Repleto de morros, o circuito foi montado por um dos nomes mais importantes do off-road brasileiro, Nelson de Almeida Filho. Montamos debaixo de chuva, na semana passada, foi um sufoco. A nossa sorte é que tem feito muito sol mas toda hora é preciso dar um retoque na pista, pois a passagem dos carros vai desgastando o caminho, explica.
Piloto de luxo – A exigência técnica para fazer o circuito é tanta que não é permitido ao visitante dirigir, mas ele pode ter a honra de ser o carona da piloto número 1 dos ralis no Brasil, Helena Deyama, por exemplo. Foi o caso da reportagem do Webventure, na tarde de ontem. Pequena e aparentemente frágil, Helena tem braço para conduzir o jipe com a maior tranqüilidade, enquanto os passageiros vão duvidando que o carro não vá virar na subida, descida ou próxima curva. Está tudo ´calçado´, não tem possibilidade de virar. E os pilotos sabem o que fazem, diz Nelson.
Para Helena, a experiência é cansativa ela chega às 14h e só deixa a pista depois das 22h, quando os visitantes mais atrasados também têm a vez de viver a emoção. Quando a gente leva mulheres nesta pista, é mais divertido, porque elas ainda dão uns gritinhos de aflição. Os homens ficam quietos, segurando qualquer reação, brinca. Mas, para Helena, o trabalho termina nesta sexta-feira, pois ela embarca para Curitiba, onde vai correr uma etapa do Mitsubishi Motorsports de rali.
Para quem quer pôr as mãos do volante a dica é a pista de test-drive da Ford, também na área externa da Bienal. O circuito é menos técnico, mas a emoção não foge de tudo. Didática, a pista tem placas que anunciam os obstáculos a serem vencidos pelas picapes: pedras, troncos, morro e ponte. Um instrutor segue no banco do carona explicando tudo o que deve ser feito para superar cada etapa.
Nunca tinha dirigido um 4×4, é muito diferente, aninou-se Leopoldo Tirelly, logo após o test-drive com uma picape Ranger. Segura bem, você não precisa usar a embreagem, nem freio o tempo todo e o motor é muito bom. Ele está acostumado ao fora-de-estrada porque gosta de mergulhar e nem sempre os melhores points são locais de fácil acesso.
Como chegar lá – A pista da Ford está localizada na lateral esquerda da Bienal. Para chegar lá, vá ao piso 1 (setor ar). Antes passe no estande da montadora (piso 2, setor off-road) e retire o adesivo que dá direito ao test-drive.
Para experimentar a pista da Troller também é preciso passar no estande da fábrica (piso 2, setor off-road), preencher um formulário e retirar um crachá. O circuito é acessado pelo piso 1, logo ao final da rampa. Ambas as atrações são gratuitas.
Serviço
O que:
Adventure Sports Fair
Onde:
Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, São Paulo
Quando:
de 3 a 7 de outubro, das 14h às 22h
Ingresso:
R$ 10,00 (pode ser comprado no local)
Visite o estande do Webventure: 14, 2º piso – setor Bike.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: outubro 5, 2001