Alpinistas no campo 1 do Monte Sarmiento. (foto: Arquivo Extremo Sul)
Alpinistas e a equipe técnica do longa-metragem “Extremo Sul”, primeiro filme brasileiro sobre alpinismo, estão de volta ao Brasil. As filmagens na Terra do Fogo, no extremo da América, foram encerradas após 30 dias.
A expedição avançou até o campo 1 e teria se visto impossibilitada de instalar o acampamento 2 devido à pouca espessura da camada de neve. Os alpinistas fizeram uma única tentativa de escalar a montanha, mas não tiveram sucesso. Após essa investida, decidiu-se que nenhuma outra seria feita.
O filme, então, fugiu do roteiro e, ao invés de relatar a investida dos alpinistas na montanha, passou a retratar o cotidiano dos integrantes da equipe e suas reações ao isolamento da região, ao frio, ao vento e a todas as privações a que foram submetidos.
Desde as primeiras tomadas em Bariloche, no início de fevereiro, foram 60 dias de trabalho, mais de 30 pessoas envolvidas no projeto, 19 horas de filmagens em 16 mm e mais de 50 horas em vídeo digital.
Hipótese considerada – A hipótese de não atingir o cume do Sarmiento sempre foi considerada. Com 2.404 metros de altura, o Monte Sarmiento não é extremamente alto para os padrões do alpinismo – o Everest, por exemplo, tem 8.848 m -, mas as condições geográficas e climáticas do local representam riscos constantes nesta montanha.
Existe a chance dos alpinistas não atingirem o seu cume, mas somos prisioneiros da realidade. Numa produção como esta, nosso desafio é documentar a expedição como ela é, na chuva, com frio e no gelo e mostrar quem são estas pessoas, o que sentem e o que as leva a arriscarem suas vidas pra chegar num cume, ou não, advertiu Monica Schmiedt antes do início das filmagens. Mônica divide a direção do documentário com Sylvestre Campe, que também é fotógrafo e alpinista.
A partir de agora, o documentário entra em processo de montagem, edição e finalização. Ainda serão realizadas filmagens no Brasil, em São Paulo e Curitiba, respectivamente as cidades dos alpinistas Nelson Barretta e Ronaldo Frazen Jr. A conclusão de Extremo Sul está programada para o final do ano e o lançamento, para 2004. Acompanhe todos os passos do filme no site oficial www.extremosul.com
Este texto foi escrito por: Webventure