Webventure

Encontrados os três norte-americanos mortos em queda no Monte Artesonraju no Peru


Nevado Artesonraju (foto: Pisa Trekking)

Os corpos dos três montanhistas norte-americanos Dusdy e Crystein Yhoder, de 21 e 23 anos, respectivamente, e Trennon Larzhon, de 24 anos, que pretendiam escalar a montanha Nevado Artesonraju (6.025m), na Cordilheira Blanca, no Peru, foram encontrados por montanhistas espanhóis e a polícia de montanha peruana deu início ao difícil resgate.

Os montanhistas espanhóis Juan Carlos Morales e Martín Pascual, que passavam perto de uma greta na neve com 35 metros de profundidade, avistaram os três norte-americanos e avisaram à polícia de montanha. A montanha fica próxima à cidade de Caraz. A escalada no Artesonraju é feita em cinco dias e os norte-americanos haviam começado no dia 23 de junho.

Os espanhóis Morales e Pascual, que escalaram o Nevado Artesonraju, acharam os corpos ao descerem da montanha, pois viram piquetas cravadas na parede de gelo e um acampamento próximo desabitado. No acampamento foram encontrados documentos e os passaportes dos norte-americanos.

Edmundo Vidal Díaz, chefe da Unidade de Resgate de Alta Montanha de Yungay, disse que o resgate dos corpos deve demorar vários dias devido ao difícil acesso à área que eles caíram. Díaz explicou ainda que os norte-americanos devem estar com múltiplas fraturas pois, além de caírem na greta, despencaram de uma altura de 500 metros. O oficial afirmou que 14 membros da Unidade de Resgate já foram designados para a recuperação dos corpos.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure