Webventure

Encontro Anual do Adote uma Montanha é no Dia Internacional da Montanha


Trabalho de recuperação de trilha na Pedra do Baú realizado este ano (foto: Divulgação)

Acontece no dia 10 e 11/12 o segundo encontro anual do Projeto Adote uma Montanha, que foi criado pela Femesp e hoje é filiado à CBME. Será no Dia Internacional da Montanha (11 de dezembro), em Bragança Paulista (SP). O Projeto Adote uma Montanha, que tem o apoio do Webventure, é uma ação de incentivo e apoio a grupos de montanhistas para a preservação dos ambientes de montanha brasileiros.

Atualmente é o maior projeto de preservação de montanhas do Brasil, com grupos atuando nos principais estados brasileiros, reunindo mais de 300 montanhistas diretamente, tais como CEU – Centro Excursionista Universitário; CMSM – Clube de Montanhismo da Serra da Mantiqueira; CEAR – Centro Excursionista Andradas e Região; APSF – Associação Pró Serra Fina; CMI – Clube Montês Itajubense; GRADE VI – Companhia de Aventuras; VERTICAL RADICAL Escola de Escalada; CAT – Escola de Montanha; PORVA – Associação PRÓ CUSCUZEIRO; CAP – Clube Alpino Paulista; Nas Nuvens Montanhismo; Circuito Serras Verdes; Shaman – Grupo de Amigos; GPM – Grupo Paulista de Montanhismo; AM – Associação da Montanha; Escalada de Minas; CPM – Clube Paranaense de Montanhismo; GT SOS URCA; GT PNSO; GT Serra da Tiririca; ACE – Associação Capixaba de Escalada; ICAM – Instituto Conexão Ambiental; ACM – Associação de Condutores Marumbi; AFDM – Associação Fernão Dias de Montanhismo; COSMO; AMC – Associação Montanhistas de Cristo; ACM – Associação Caxiense de Montanhismo; AJM – Associaçõa Joinvilense de Montanhismo; AGM – Associação Gaúcha de Montanhismo; e AJE – Associação Juizforana de Escalada.

Só participam deste encontro montanhistas ligados a clubes de montanha e filiados à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). É um evento fechado. Os objetivos são:

  • apresentar e comemorar os resultados do ano
  • realizar treinamentos / workshops de capacitação de voluntários /
  • oficinas
  • cursos
  • realizar treinamentos de multiplicadores
  • apresentar os trabalhos dos grupos (sempre com inscrições devido ao curto tempo para apresentações)
  • confraternizar com os montanhistas voluntários que trabalham pelas montanhas

    Na programação, escalada no Visual das Águas, oficina de Manejo de Trilhas e Sinalização, palestra sobre a Fazenda Serrinha (RPPN), dicas para uma adoção bem sucedida, palestras de grupos de montanha selecionados e apresentação do Plano 2006 do Adote uma Montanha.

    Para outras informações, querer adotar uma montanha ou tornar-se um voluntário, acesse o site oficial.

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure