Trocas de experiências (foto: Divulgação)
Aconteceu entre os dias 12 e 16 de outubro a sexta edição do Encontro Brasileiro de Canionismo, em Baependi (MG).
Segundo a organização do evento, o encontro teve público recorde, com a presença de 82 pessoas.
Nove dos participantes eram espanhóis, três franceses, além de um grupo de 11 pessoas de São Thomé das Letras (MG) e cinco oficiais do Corpo de Bombeiros da cidade de São Lourenço (MG).
O público em geral foi composto por canionistas, praticantes de esportes de montanha, profissionais do setor de turismo, estudantes e comunidade local.
Detalhes – A palestra Canionismo: uma nova conceituação, do canionista e fotógrafo Carlos Zaith chamou bastante a atenção dos presentes, pois mostrou a origem da atividade e suas particularidades.
Já Álvaro Barros fez palestra sobre a formação de instrutores de canionismo, que destacou a importância da capacitação de instrutores nesta atividade.
Ele explicou que o esporte é considerado de alto risco e que exige profissionais qualificados para a sua prática.
Foram também bastante discutidas as normas para a formação de condutores de canionismo junto com a Comissão de Estudo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, foi apresentada a situação do atual do Projeto de Certificação de Turismo de Aventura, que está sendo conduzido desde o ano passado pelo Instituto da Hospitalidade.
Outro destaque importante foi o renomado canionista espanhol Jesus Montesa,
renomado na Espanha, que aproveitou o evento para divulgar o lançamento de seu livro sobre Auto Resgate em Canionismo, tema de sua palestra.
O presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e do Estado de São Paulo (Femesp), Silvério Nery, também participou do evento. Silvério considera o canionismo e a escalada atividades próximas e afins.
Ou seja, praticadas em ambientes ao ar livre e com algumas técnicas semelhantes, os responsáveis pelos esportes fizeram intercâmbio de experiências entre as duas principais entidades (ABCânion e CBME/FEMESP).
O montanhista e colunista do Webventure Vitor Negrete falou de sua última expedição de montanha, ao Everest, onde atingiu o cume da montanha em junho último.
Outros destaques foram as oficinas técnicas, que contaram com 10 estações distintas. O objetivo foi esclarecer dúvidas dos iniciantes e aprimorar técnicas dos participantes. Os espanhóis deram uma grande contribuição neste sentido, transmitindo técnicas diferenciadas de ancoragens, auto-resgate e progressão em cânions.
Foi feita também uma homenagem ao Jarbas Levenhagen, pioneiro nas explorações das cachoeiras da região, já falecido. A placa do homenageado foi entregue ao filho dele no final da grade de palestras.
Para finalizar, houve até sessões de filmes e slides de fotografias de cânions europeus. As imagens foram feitas em todas as estações do ano e os esportistas brasileiros puderam ver os cânions nas estações de inverno, quando as quedas de água estão totalmente congeladas.
O evento contou com o apoio total da Prefeitura Municipal de Baependi, com a presença do prefeito Cláudio Rollo e a Secretária de Turismo Edelanni. O próximo encontro será realizado no Estado de São Paulo no início de novembro.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure