Entre os dias 26 e 27 de maio será realizada a segunda edição do Encontro de Montanhismo e Excursionismo de São Carlos (Emesc). Organizado pelo C.U.M.E., o evento espera reunir aproximadamente 100 participantes na cidade do interior do estado de São Paulo.
Um dos objetivos do Emesc é reunir escaladores, montanhistas, profissionais da área e amantes do contato com a natureza num mesmo ambiente, para que exista troca de idéias.
De acordo com o C.U.M.E., também são metas do Encontro de Montanhismo a difusão dos esportes de aventura na região, a discussão de preceitos éticos relacionados a essas atividades e a disseminação de técnicas para uma prática segura e ambientalmente responsável, em modalidades como trekking, escalada em rocha, exploração de cavernas, corridas de aventura, entre outros.
A programação do II Emesc está definida, e terá diversas atividades, como Mostra de Vídeos, Palestra e/ou Workshops de Montanhistas; Oficinas de Técnicas Verticais para iniciantes; e Exposição Fotográfica.
A Mostra ocorrerá no anfiteatro Florestan Fernandes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já as palestras ficarão sob responsabilidade de nomes consagrados do montanhismo, como Eliseu Frechou, André Berezoski e do fotógrafo Carlos Zaith.
Na prática – Para que o encontro não seja apenas teórico, os organizadores preparam um Festival de Boulder, e a inauguração da 4ª face da parede de escalada localizada na Caixa D´água da área norte da UFSCar. Ela irá se chamar Vitor Negrete, em homenagem ao montanhista brasileiro que morreu no ano passado, enquanto escalava o Everest.
As inscrições para o Festival e para o Encontro de Montanhismo estarão abertas em breve no site www.cume.org
Este texto foi escrito por: Webventure