Webventure

Enduro a Pé 12 Horas estreou sábado


Competidores fizeram trechos de duck na represa (foto: Divulgação)

Com apenas 201 pontos perdidos, a equipe Anta Cerâmica Coração de Jesus, da cidade de Itu, conquistou o título da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Enduro a Pé 12 Horas, no último sábado (05/06), em Brotas (SP).

Para faturarem o primeiro lugar, os integrantes da Anta Cerâmica tiveram de superar cerca de 18 quilômetros consecutivos de trekking e outras três provas especiais: de canionismo, arborismo e canoagem em ducks.

Na segunda colocação em Brotas chegou a equipe Perdidos & Desavisados, de São Paulo, com 671 pontos perdidos. O pódio foi completado pela Equipentudo (1.021 pontos), pela Nura (1.025) e pela Curva de Rio (1.150), na terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente.

No total, 18 equipes conseguiram cruzar a linha de chegada, depois de exatas 9 horas e 16 minutos de prova. Um total de 29 quilômetros de prova.

Nem tudo a pé – O evento foi de regularidade, mas as outras modalidades deram um toque especial. Após saírem do centro de Brotas, as equipes caminharam navegando por 4,5km e chegaram no parque de arborismo. Depis desta etapa, caminharam a parte mais difícil da prova, por 18km, por quatro horas, chegando no alto da cachoeira Três Quedas, já no bairro Patrimônio.

Lá foi feito o canyoning, de 20 metros, a parte mais emocionante da prova. Andaram por mais uma hora e encontraram os ducks, onde navegaram na represa da Fundação CESP por meio de bússolas, em um teste de azimutes. O interessante era que as equipes, compostas por quatro pessoas, podiam revezar nas áreas de apoio com mais dois integrantes da sua equipe. Assim, ninguém se cansava muito e quem não gostava de determinado esportes em especial, passava a vez para outro.

Nesta altura da prova, a noite já caia e as equipes de apoio passaram as lanternas de cabeça e punho para as suas equipes em prova. Os competidores andaram mais 2 horas pela mata da CESP. A chegada da primeira equipe a largar foi às 19h10 no bairro do Patrimônio.

Organização satisfeita – A idéia de mesclar trekking com competições de corrida de aventura é uma novidade do Enduro a Pé 12 Horas e a organização do evento aposta alto na consolidação desse tipo de prova.

“A prova foi muito gratificante para mim, pois é um salto para que o projeto do esporte de regularidade desenvolva ainda mais”, disse Esdras Martins, organizador do Enduro 12 Horas. Esdras está há quase 15 anos dirigindo o esporte, através do Campeonato Paulista de Trekking. “Antes, ouvíamos de muitas equipes que ousar nas provas, com maiores dificuldades, mais quilometragem e incluindo outros esporets era maluquice. Agora, posso dizer que temos equipes preparadas para essa evolução”.

Ele contou ainda que a maior parte das equipe que estava no Enduro 12 Horas era composta por Trekkers, ou seja, a categoria mais iniciante gostou e estava no evento.

O Brasileiro de Enduro a Pé 12 Horas terá neste ano outras duas etapas. A segunda está marcada para a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no dia 7 de setembro, e a última acontecerá em Santos, no mês de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site www.enduroape.com.br.

Classificação da 1ª etapa
1) Anta Cerâmica Coração de Jesus (Itu) – 201 pontos perdidos
2) Perdidos & Desavisados (São Paulo ) – 671
3) Equipentudo (Presidente Prudente) – 1.021
4) Nura (São Paulo) – 1.025
5) Curva de Rio (Campinas) – 1.150

Este texto foi escrito por: Redação Webventure