Webventure

Enfrentando as subidas no trekking


Tranqüilidade e ritmo constante são os segredos para as subidas no trekking (foto: Divulgaçã/Cearence de trekking)

Você está caminhando tranqüilo, sentindo um pouco de cansaço provocado pela caminhada e o sol quando, de repente, depara-se com uma delas. É preciso coragem para prender a respiração e enfrentá-la, sem fazer dela um grande sofrimento. Geralmente, durante um trekking, as subidas são vistas como verdadeiras vilãs, responsáveis por longos minutos de cansaço, dores musculares, falta de ar.

É preciso, porém, tomar alguns cuidados para não transformá-las em tormentos. Apesar de cansativas, elas apresentam menor dificuldade técnica que as descidas e as possibilidades de lesões, como torções por exemplo, também diminuem sensivelmente. Além disso, existem maneiras de evitar o desgaste excessivo, as dores e mesmo os acidentes durante as subidas, mesmo as mais íngremes.

O primeiro cuidado é com o peso da mochila. Manter uma boa estabilidade e equilíbrio, com a ajuda de uma alça na barriga, é fundamental. Também é preciso cuidar para que não seja carregado muito peso durante a caminhada. Aí entra o planejamento: saber o que levar, de acordo com o local e o tipo de trekking, é algo de extrema importância.

A escolha de um calçado correto ajudará na aderência e em uma maior segurança ao fazer os movimentos de subida, em diferentes tipos de terreno. Além disso, uma boa bota ajuda no deslocamento, fazendo com que a subida possa ser vencida em menos tempo.

Para conseguir chegar inteiro ao final de uma longa subida, é necessário estabelecer um ritmo constante. Vá sempre devagar, para que consiga manter este ritmo até o final do percurso.

Correr ou estabelecer um passo muito acelerado no início do trajeto pode significar dores, câimbras e até desistências no meio do caminho. Lembre-se que o seu objetivo é finalizá-lo, curtindo o visual, dividindo este momento com os amigos. O bom humor também ajuda a diminuir o estresse. Procure mantê-lo em alta, mesmo nas subidas mais cansativas.

Saber utilizar a estratégia também é fundamental. Não é necessário chegar ao fim de uma longa subida de uma única vez. Cuide para que o grupo em que você se encontra mantenha-se coeso e estabeleça etapas para o seu deslocamento. Faça este processo mais de uma vez, se for necessário. Não esqueça, porém, de, ao reiniciar a caminhada, manter o ritmo que foi estabelecido para ela.

Este é o segredo: definir etapas, parar, conversar, curtir o visual, continuar e vencer cada nova etapa. Nenhum momento do trekking deve ser visto como um castigo. O prazer de caminhar em contato com a natureza depende de cuidados simples. Aproveite!

Este texto foi escrito por: Esdras Martins