Existem grandes chances do Brasil estar na próxima VOR (foto: Divulgação/ ZDL)
Enio Ribeiro, diretor do Brasil 1 na Volvo Ocean Race 2005/2006 deu uma palestra na São Paulo Boat Show nesse sábado, na qual comentou algumas curiosidades e fatos ocorridos durante a mais tradicional regata de volta ao mundo. Após a palestra, falando exclusivamente para o Webventure, Enio comentou que o projeto comercial do novo barco já está pronto.
O projeto comercial está pronto e estamos decidindo se chamaremos de Brasil 1 ou Brasil 2, comentou o diretor. Eu prefiro Brasil 1, para fortalecer a marca, da mesma forma com que acontece na Fórmula 1, por exemplo, onde as equipes são praticamente as mesmas de uma temporada para outra, completou.
Segundo ele, a idéia é que o barco esteja pronto em 2007, para que no início de 2008 a tripulação possa treinar. Temos oito meses para decidir os detalhes e comprar o projeto do barco, comentou o diretor. Segundo ele, a campanha dos barcos ABN Amro na competição mostrou que tempo de treinamento faz a diferença.
Brasil e Portugal – Há alguns meses atrás foi cogitada a participação do Brasil em conjunto com Portugal, mas Enio disse que essa possibilidade está descartada, pois o país lusitano já está tomando rumos diferentes. A idéia é fazer um modelo semelhante ao anterior, mesclando tripulantes brasileiros com estrangeiros.
A equipe brasileira poderia participar com o mesmo barco, já que as regras para a próxima edição da VOR não sofreram modificações extremas. Porém, para arcar com todos os custos do projeto, ao fim da competição o Brasil 1 foi vendido e atualmente está na Europa. É provável que ele participe da próxima volta ao mundo sob a bandeira de outro país, comentou Enio.
Já sobre a participação de Torben Grael como comandante mais uma vez, ele afirmou que ainda não existem nomes confirmados. O Torben tem o entusiasmo e está nos nossos planos, mas ele tem os jogos olímpicos pela frente, comentou Ribeiro.
A próxima edição da Volvo Ocean Race começará no outono europeu (que dura entre os meses de setembro, outubro e novembro), no porto de Alicante, Espanha e já possui duas equipes confirmadas, o Ericsson e o novato Mean Machine. A data coincide com o início das Olimpíadas de Pequim, em agosto de 2008.
Enio também aproveitou para comentar sobre a entrada de Lars Grael como presidente da Federação Brasileira de Vela a Motor na próxima gestão. O Lars é altamente competente, ele seria meu candidato para Presidente do Brasil, brincou o diretor. Os velejadores se engajaram muito para a formação dessa chapa, que terá nomes muito competentes, como o Alan Adler, completou.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda
Last modified: outubro 8, 2006