Balões no céu de Rio Claro para o Brasileiro de Balonismo (foto: Divulgação/ Donisete de Almeida)
No campeonato de Balonismo os pilotos têm que cumprir tarefas que valem pontos. A maioria delas se resume a acertar um alvo ou desenvolver um certo trajeto no ar. O campeão é o que acumular mais pontos depois das tarefas.
Cada dia de prova tem dois vôos, um de manhã e outro no fim da tarde e os balões podem realizar várias tarefas em uma só saída. Os desafios são avisados com dez minutos de antecedência para os vôos, assim cada equipe pode planejar a saída conforme as condições climáticas.
Entenda como são as tarefas:
Fly-in O diretor de prova declara um alvo no solo, o mesmo para todos os competidores, que têm que jogar a marca mais perto possível desse alvo. O piloto que atingir o lugar mais perto do alvo leva mil pontos. A pontuação decai conforme a distância do alvo. O objeto atirado consiste em um saco de areia com uma fita amarrada, informando o número do balão.
Fly-On – Dessa vez é o piloto que declara seu alvo particular, apontado em um mapa. É normalmente realizado após o Fly-In. Quando isso acontece, os pilotos declaram na própria fita atirada no primeiro alvo qual será o segundo ponto.
Valsa de hesitação – É quando os balões têm que fazer uma dança no ar, cercada por uma marca no mapa. Quem sair da área demarcada perde ponto.
Ângulo – Os pilotos têm que realizar um trajeto em forma de cotovelo, com ângulo de 90 graus. Recebe maior pontuação quem concluir a manobra com perfeição.
Box – Cada balão tem que fazer um traçado com desenho de caixa no ar. Mais uma vez, quem conseguir realizar a tarefa com perfeição recebe a pontuação máxima.
Caça à Raposa – Os competidores seguem um balão raposa e tentam jogar a marca próxima a um alvo em forma de X, colocado por esse balão.
Vôo da Chave – Cada balão tem uma tentativa para apanhar as chaves de um veículo colocada no alto de um poste. Essa tarefa não conta pontos para campeonatos.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: julho 2, 2005