Foto: Pixabay

Entre no novo século com muita aventura…

Redação Webventure/ Outros

Chapada dos Veadeiros: cachoeiras  cânions e cavernas intrigam visitante (foto: Divulgação)
Chapada dos Veadeiros: cachoeiras cânions e cavernas intrigam visitante (foto: Divulgação)

Ano Novo e virada do milênio…numa data tão rara, a Webventure selecionou dez roteiros igualmente especiais para que você entre em 2001 com muita aventura. Escolha seu destino e bom Reveillón!

Roteiros Nacionais

Chapada dos Veadeiros (GO)

Conhecida por suas cachoeiras, cânions, cavernas, flora e fauna riquíssimas, a Chapada dos Veadeiros apresenta ao visitante uma beleza exuberante e intrigante.

Especial: Além de toda a natureza, é a área com maior luminosidade vista da órbita da terra, segundo pesquisa da NASA, devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo.

Como chegar?

– De carro – De São Paulo pega-se a Anhangüera (SP-330) até a cidade de Uberaba. De lá segue-se pela BR-050 até Brasília. Em Brasília, vá pela BR-020, no sentido de Sobradinho e Planaltina de Goiás. A partir daí, siga a GO-118 até Alto Paraíso de Goiás. Para quem vem do Rio segue-se pela Br-040 até Brasília. A partir desse ponto, o caminho é o mesmo de quem vem de São Paulo.

Quem leva

Cia Nacional de Ecoturismo

Pico da Neblina (AM)

Localiza-se no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. O acesso até o Pico é bastante complexo, sendo necessário viajar alguns dias de carro, de barco, e caminhar muito.

Especial: Com 3.014 m, o Pico da Neblina é o ponto culminante do Brasil.

Como chegar?

Primeiro você deve chegar a Manaus. Dali pega-se um barco ou um avião para São Gabriel da Cachoeira. Até o Pico da Neblina são mais 140 km de estrada de terra, dois dias pelo rio, de barco, e mais uma trilha que pode durar até cinco dias.

Quem leva
Alaya Expedições

Itacaré (BA)

Para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios, cachoeiras, Itacaré é o lugar ideal. Situado entre o mar e a Mata Atlântica, Itacaré possui além das belezas naturais, um povo alegre e hospitaleiro e que joga capoeira como poucos outros.

Especial: O litoral de Itacaré é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem, e que atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes e das águas quentes o ano inteiro.

Como chegar?

– De carro – Para quem vem do Rio de Janeiro, a melhor opção é pegar a BR-101 (Prestes Maia) até Ilhéus. A BA-001 liga Ilhéus a Itacaré. Outra opção é a BA-654, 54 km de terra ligando Itacaré à BR-101, mas que se encontra em péssimas condições.

Quem vem de São Paulo deve seguir pela Dutra até o Rio de Janeiro e, de lá, pega-se a BR-101. A partir desse ponto o caminho é o mesmo de quem vem do Rio de Janeiro.

Quem leva

Cia Nacional de Ecoturismo

Monte Roraima (RO)

Localizado no maciço de Paracaima, esse grande bloco de pedras se caracteriza por escarpas enormes, com 2.875 m de altitude. Sem dúvida é um dos roteiros mais selvagens dentro do Brasil. Um prato cheio para quem gosta de aventura.

Especial: Também conhecidos por tepuis, os montes lembram a forma de uma mesa e estão localizados no ponto de trijunção das fronteiras Brasil – Venezuela – Réplubica Cooperativa da Guiana.

Como chegar?

A melhor maneira de chegar ao Monte Roraima é ir de avião até Boa Vista e de lá pegar um ônibus até a cidade de Santa Helena de Uairen, na Venezuela. Na cidade há a possibilidade de arranjar um grupo ou, senão, alugar um veículo 4X4. De Boa Vista até santa Helena são 250 km.

Quem leva
Freeway Adventures

Fernando de Noronha

Com as suas areias douradas, o mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, pontilhadas pelos recifes e corais, Fernando de Noronha é um um destino que não pode faltar a um verdadeiro aventureiro. A ilha pode ser explorada a pé, a cavalo ou de barco.

Especial: “O paraíso é aqui!”, disse o explorador Américo Vespúcio ao chegar ao arquipélago. E ele tinha razão.

Como chegar?

Diariamente saem vôos de Recife e Natal para Fernando de Noronha, pela Nordeste. Também é possível ir de barco: de Pernambuco, são dois dias, e de Natal, um dia e meio de viagem.

Quem leva
Pisa Trekking

Chapada Diamantina

Coragem, espírito aventureiro e muito fôlego são características fundamentais para quem quiser desbravar esse paraíso ecológico baiano.

Especial – Procure conhecer cavernas, pois a Chapada é rica delas. A Torrinha, por exemplo, tem uma grande variedade de espeleotemas.

Como chegar?

Tanto para quem vem de São Paulo como do Rio de Janeiro, pega-se a BR-116 até Vitória da Conquista. De lá segue-se até Anagé e depois Barra da Estiva. Finalmente percorre-se o último trecho da viagem sentido Mucugê. Outra opção é seguir a BR-116 e pegar a BR-242 na altura de Governador Mangabeira. De lá é só seguir sentido Lençóis.

Quem leva
Venturas & Aventuras

Roteiros internacionais

Nepal

A mágica das montanhas do Nepal têm, por vários anos, atraído alpinistas e aventureiros. Mas o país tem muitas outras coisas a oferecer. De variedade cultural e geográfica impressionantes, é um lugar onde o Budismo e o Hinduismo se misturaram de uma forma única. Ideal para um Reveillón mais místico.

Especial: Tem sido chamado de “o país onde os deuses são jovens”, uma descrição apropriada para um lugar onde religião e a vida do dia a dia se confundem.

Como chegar

A viagem é demorada. Pega-se um vôo para a Europa (Paris, Frankfurt ou Londres). De lá segue-se para Nova Dehli, na Índia, e só depois para Kathmandu.

Quem leva
Venturas & Aventuras

Machu Picchu

Um lugar incomparável no mundo. Sua história mistura o real e o imaginário, fazendo com que cada pessoa tenha sua própria interpretação dos fatos que cercam esta misteriosa Cidade Perdida.

Especial: Suas construções com pedras enormes encaixadas milimetricamente ainda se encontram preservadas, ocultando técnicas utilizadas há mais de 500 anos.

Quem leva
Pisa Trekking

Nova Zelândia

Um país onde as belezas naturais, os contrastes entre cada quilômetro viajado e a grande aptidão por atividades de aventuras atraem anualmente milhares de turistas. Apesar disto, viajando país adentro dificilmente percebemos estar num lugar tão visitado.

Especial: Com seus quase 4 milhões de habitantes, um quinto da população de São Paulo, o país mantém quase intactos os seus parques nacionais, que são inúmeros espalhados pelas duas principais ilhas: do Norte e do Sul.

Quem leva
Venturas & Aventuras

Patagônia

A Patagônia – imensa e solitária, exerceu desde sempre uma estranha fascinação nos que a conheceram. Destaque para Torres del Paine, a mais espetacular visita à cordilheira dos Andes, com seus ventisqueiros, neves eternas e picos rochosos erodidos por
glaciares, cujo derreter forma belos lagos.

Especial: As pingüineras, na bela Punta Arenas, cidade mais austral
do Chile, permitem um contato com os graciosos pingüins magalhânicos.

Como chegar?

– Para o lado da Argentina – A partir de Buenos Aires, a Aérolineas Argentinas (11-214-6022) tem vôos diários até o Rio Gallegos e Ushuaia.

– Para o lado do Chile – A partir de Santiago, a Lanchile (11-259-2900) voa para Punta Arenas.

Quem leva
Venturas & Aventuras

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 1, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure