Foto: Pixabay

Entrevista com o montanhista Reinhold Messner

Redação Webventure/ Montanhismo

O montanhista Uirá Lopes, dono do blog wilo.com.br fez uma breve entrevista com o montanhista tirolês Reinhold Messner, o primeiro a escalar os 14 cumes acima de oito mil metros. Confira a íntegra do texto abaixo:

Entramos em contato via e-mail no dia 2 de fevereiro com o escritório do senhor Reinhold Messner solicitando uma entrevista para o portal Wilo Montanhas. Alguns dias depois chega a resposta: “O Sr. Messner concorda, desde que não sejam muitas perguntas, pois é uma pessoa muito ocupada”, assinada pela sua secretária, a senhora Ruth Ennemoser. O primeiro passo estava dado. Passaram-se longos 45 dias até que as respostas, escritas à mão e escaneadas, da lenda viva das montanhas, o primeiro homem a escalar todas as 14 montanhas acima dos 8 mil metros sem oxigênio suplementar e a quebrar barreiras nunca antes transpostas em Estilo Alpino.

As respostas do tirolês Messner, apesar de curtas, refletem sua personalidade e sua vida dedicada às montanhas. Eurodeputado pelo partido Verde alemão, tem um museu com seu nome – o Messner Mountain Museum – e na bagagem façanhas até hoje não repetidas, como escalar a parede Rupal do Nanga Parbat sozinho, escalar e fazer a travessia entre os “ochomiles” Gasherbrum I e II e ter sido o primeiro homem a pisar no topo do Everest sem uso de oxigênio suplementar.

Nem só de glórias sua vida foi marcada. Em uma de suas expedições ao Nanga Parbat, perdeu o irmão, Günther, em uma avalanche e foi acusado de abandoná-lo à morte. Ao invés de discutir apenas, para rebater as acusações, Messner agiu, voltando inúmeras vezes à montanha, ano após ano, para procurar o corpo do irmão nunca encontrado.

Na biografia de Messner existem histórias que beiram o folclore, como afirmações de que sua personalidade teria mudado devido à exposição constante às condições extremas de altitude, que teriam causado danos cerebrais ao montanhista. A verdade é que como o nosso rei do futebol, Pelé, ninguém conseguiu até hoje superar seus feitos. Assim como muitos criticam sua vida e sua personalidade, seja por inveja, seja por causa própria ou convicção. Altivo ou não, monossilábico ou não, inacessível, esnobe, ou apenas reservado, Reinhold Messner se deu ao trabalho de responder, à mão, nossas breves quatro perguntas.

Wilo – O senhor é visto no mundo todo como um escalador “top”, uma lenda, que inovou muitas técnicas de escalada e o estilo alpino. Estas percepções da comunidade escaladora mundial trazem grandes responsabilidades a você, como um modelo para os iniciantes e os experientes. O senhor trabalha para a educação e a conscientização desta comunidade escaladora mundial e como?
Messner
– É no MMM (Messner Mountain Museum) que deixo meu legado para todos os escaladores do mundo.

O senhor vê alguma esperança para os glaciares de montanhas e as capas de gelo com o aumento dos efeitos do aquecimento global?
Os glaciares em breve desaparecerão. O gelo dos pólos devem durar um pouco mais, mas é uma pena!

Como você se vê como escalador? Racional? Passional? Ambos?
Um apaixonado pelos limites. É a força motriz em minha vida.

Deixe uma mensagem para aqueles que querem começar na bela arte do montanhismo.
“Kalipe”, do tibetano: “Vá passo a passo”.

Este texto foi escrito por: Uirá Lopes

Last modified: março 23, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure