Disputas na Star (foto: Divulgação/ ZDL)
Começou ontem (9) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), a Seletiva Brasil de Vela, que definirá os representantes brasileiros nas Olimpíadas de Pequim 2008.
Com ventos de 8 a 12 nós, as disputas nas classes Star, Finn e RS:X feminino foram muito equilibradas, com vencedores diferentes nas duas primeiras regatas.
Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram um primeiro e um segundo lugares, mas estão na liderança com apenas três pontos perdidos. Já Lars Grael e Marcelo Jordão, que conquistaram um primeiro e um terceiro lugares, estão apenas um ponto atrás de Scheidt e Prada. Começamos bem e sair na liderança é um estímulo. Tem muita água ainda pela frente e o importante é manter a regularidade nos próximos dias, comenta Scheidt, que tenta sua primeira vaga olímpica na classe Star.
Já Lars, atribui uma falha de estratégia ao segundo lugar. Fomos muito bem na primeira regata, mas erramos na largada da segunda. Fizemos a opção por passar perto da bóia e depois foi difícil recuperar. Está tudo parelho e espero que continue assim, disse. Alan Adler e Ricardo Ermel foram desclassificados no primeiro dia e ocupam a sétima colocação.
Finn e RS:X – Na classe Finn, César Gomes Neto e Eduardo Couto conquistaram um primeiro e um segundo lugares e têm três pontos perdidos. Fiquei satisfeito com os meus resultados, mas terei muitas dificuldades pela frente ainda, disse César, que há apenas quatro meses trocou o Laser pela Finn. Estava pesado para o Laser e resolvi começar um ciclo olímpico para 2012 no Finn. Se a vaga vier para 2008, será excelente, completa.
Na RS:X feminino, a disputa é em família: as irmãs Patrícia e Catarina Freitas ocupam a primeira e segunda colocações, respectivamente. Patrícia têm três pontos perdidos, enquanto Catarina está com quatro. Não dá para comemorar nada. Acho que a disputa será acirrada até o último dia, disse a líder da competição, de apenas 17 anos. Patrícia Castro, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, ocupa a quarta colocação. Carol Borges é a terceira.
Na RS:X masculino, Ricardo Winicki, o Bimba, venceu as duas regatas do primeiro dia e lidera isolado. Foi melhor do que esperava. As vitórias foram bem tranqüilas, disse o brasileiro, que é o atual campeão pan-americano e campeão Mundial de Cascais, em 2007.
Na 470 feminino, Fernanda Oliveira e Isabel Swan garantiram a vaga olímpica após participar da primeira regata. Elas eram as únicas inscritas na classe e precisam completar apenas uma regata para carimbar o passaporte para Pequim. Temos de aproveitar todas as oportunidades para velejar. Temos um trabalho duro pela frente e o objetivo é lutar por uma medalha na Olimpíada, comentou Fernanda.
Star
Primeira regata
1) Lars Grael/Marcelo Jordão
2) Robert Scheidt/Bruno Prada
3) Alessandro Pascolato/Ronald Seifert /Grael
Segunda regata
1) Robert Scheidt/Bruno Prada
2) Alan Adler/Ricardo Ermel
3) Lars Grael/Marcelo Jordão
Classificação geral
1) Scheidt/Prada, 3 pontos perdidos
2) Grael/Jordão, 4 pp
3) Conrad/Lekszycki, 9 pp
Finn
Primeira regata
1) Eduardo Couto
2) César Gomes Neto
3) Jorge João Zarif
Segunda regata
1) César Gomes Neto
2) Eduardo Couto
3) Jorge João Zarif
Classificação geral
1) César Gomes Neto, 3 pontos perdidos
2) Eduardo Couto, 3 pp
3) Jorge João Zarif, 6 pp
RS:X Masculino
Primeira regata
1) Ricardo Winick, o Bimba
2) Albert Lopes de Carvalho
Segunda regata
1) Ricardo Winick, o Bimba
2) Albert Lopes de Carvalho
Classificação geral
1) Ricardo Winick, o Bimba, 2 pontos perdidos
2) Albert Lopes de Carvalho, 4 pp
RS:X Feminino
Primeira regata
1) Catarina Freitas
2) Patrícia Freitas
3) Carol Borges
Segunda regata
1) Patrícia Freitas
2) Carol Borges
3) Catarina Freitas
Classificação geral
1) Patrícia Freitas, 3 pontos perdidos
2) Catarina Freitas, 4 pp
3) Carol Borges, 7 pp
470 Feminino
Primeira regata
1) Fernanda Oliveira/Isabel Swan
Classificação geral
1) Oliveira/Swan, 1 ponto perdido
Este texto foi escrito por: Webventure