Webventure

Equipamentos básicos de canoagem


Caiaques são muito resistentes (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Adquirir equipamentos adequados para a canoagem de águas brancas (corredeira) é muito importante. Evite usar equipamentos “improvisados”, como coletes sem flutuação adequada, capacetes sem resistência necessária a impactos, etc. Veja abaixo uma lista com os principais equipementos de canoagem:

Caiaques: os caiaques de corredeira são feitos de plástico injetado (importando), muito resistente aos impactos. Os de velocidade e slalom são de fibra de vidro ou carbono. No Brasil já existem alguns fabricantes de caiaques de plástico com boa resistência e com garantia do equipamento.

Colete: o ideal é ter um colete não muito volumoso, mas com boa flutuabilidade. Se possível, adquira um colete com alguns acessórios importantes, tais como cinta de resgate, bolso e porta facas. Estes coletes já existem no Brasil, com ótimo retorno ao usuário.

Capacete: de extrema importância para se proteger de eventuais impactos. Pode ser adquirido em diversos modelos e materiais, como o plástico injetado, fibra de vidro, carbono e o kevlar. Os mais resistentes são o carbono e o kevlar.

Remo: obviamente, essencial para a canoagem. Entre os diversos materiais estão plástico, fibra, fibra de carbono e kevlar. O ângulo é o canoísta que escolhe.

Saia de Neoprene: evita a entrada de água dentro do caiaque. Sem ela, a canoagem em corredeira seria praticamente impossível. Pode ser adquirida no Brasil.

Jaqueta impermeável: ótima opção para se proteger do frio e da chuva nas descidas. Possui bolso e é muito confortável.

Este texto foi escrito por: Webventure