Foto: Pixabay

Equipamentos para bike

Redação Webventure/ Corrida de aventura

A luva faz a proteção das mãos durante os trechos de biking. (foto: Camila Christianini / Webventure)
A luva faz a proteção das mãos durante os trechos de biking. (foto: Camila Christianini / Webventure)

O mountain bike é uma modalidade muito importante nas corridas de aventura. Para um bom desempenho, uma bike que atenda as necessidades do atleta é imprescindível.

A primeira coisa que se deve pensar em relação a bike para uma corrida de aventura é o fator peso. Às vezes os atletas necessitam carregar a bike em alguns trechos do percurso e uma bike mais leve pode fazer a diferença no final da corrida.

Bikes com quadro em alumínio são uma excelente opção, pois além de serem leves, tem resistência maior à oxidação do que quadros fabricados em materiais mais simples, como o cromo-molibdênio, por exemplo.

Outro fator importante é o conforto. Selins que possuam material como gel, que proporcione conforto para a região do períneo é essencial para as longas quilometragens, percorridas durante a corrida. Além do selim, pode-se optar também por guidões curvos, conhecidos como “riser bar”, que em conjunto com um tipo de suporte de guidão mais alto podem aumentar o conforto sobre a bike.

Para se obter o máximo de conforto, podemos ainda citar as bikes “full-suspension”, que possuem suspensão dianteira e traseira. O inconveniente, neste caso, é que este tipo de bicicleta nem sempre são leves. O ideal é tentar aliar os dois fatores: peso e conforto. Isto é possível, porém o custo não é baixo. As possibilidades entre custo X equipamentos X peso é infinita.

Equipamentos de segurança – Além da bicicleta em si, os equipamentos de segurança e reparo também são muito importantes para um bom desempenho. Os principais equipamentos para uma boa performance sem deixar a segurança de lado são: capacete, luvas, óculos de sol ou óculos transparentes para trechos noturnos, bermuda com forro e camisa em lycra (específicos para ciclismo), farol e pisca traseiro. Com estes acessórios, certamente é possível obter condições de conforto e segurança para chegar ao final da prova.

Os equipamentos de reparo também são importantes, pois um imprevisto pode acontecer a qualquer momento. Atualmente, existem ferramentas que podem consertar muitas funções vitais da bicicleta e que cabem na palma da mão, aliviando peso e volume para ser carregado na mochila.

Chave de corrente, espátula para retirada do pneu em caso de furo na câmara de ar, remendos para a câmara e chaves do tipo allen (hexagonal), fenda e Phillips, podem “ressussitar” qualquer bicicleta que esteja com problemas mecânicos. Mas, nada disso terá funcionalidade se o ciclista não obtiver informações de como proceder nestes casos. O ideal é procurar informações de manutenção básica em oficinas especializadas.

Com uma bike em boas condições de funcionamento, equipamentos essenciais de segurança e ferramentas básicas de manutenção, certamente você estará preparado para chegar ao final da aventura.

Este texto foi escrito por: Eric Fernandes, especial para o Webventure

Last modified: outubro 15, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure