Foto: Pixabay

Equipe 2 entrando no palco: velejando o V70 pela primeira vez sozinhos

Redação Webventure/ Vela

ABN Amro V70 surfando (foto: Divulgação)
ABN Amro V70 surfando (foto: Divulgação)

Hoje, a Equipe 2 vai velejar no V70 pela primeira vez sem ter ninguém da Equipe 1 a bordo. Vão lever o barco até a Holanda para a festa de batismo do segundo barco no final do mês de agosto. Enquanto isso a Equipe 1 vai estar ocupada ajudando a dar os retoques finais nesse Segundo barco.

Simeon Tienpont da Equipe 2 declarou” claro, estamos ansiosos por essa velejada. Aprendemos muito nessa última semana de treinos conjuntos coma Equipe 1, cometemos alguns erros e talvez até façamos alguns mais, mas é assim que se aprende.”

O skipper da Equipe 1 Mike Sanderson também tem seu ponto de vista “tentamos apressar o aprendizado deles o mais rápido possível porque em poucas semanas vamos começar os testes comparativos com os dois barcos. Foi bom velejar junto assim eles não repetem os mesmos erros que nós já fizemos” A viagem até a Holanda deve durar em torno de uma semana depedendo das condições do tempo.

“Nós precisamos do barco em Den Helder” (cidade mais ao norte na Holanda) disse Mike Sanderson, “Provavelmente é jogá-los na fogueira um pouco. Mas eles vão aprender rapidamente assim. Se eles têm que cometer alguns erros depois de terem velejado conosco, talvez da próxima vez eles escutem mais para aquilo que nós dizemos a eles!”

O holandês Gerd Jan Poortman está gostando de voltar à Holanda por um tempo. Na realidade, ele disse, a experiência é ótima para ter mais um tempo adicional de velejada no barco antes que a Volvo Ocean Race comece em novembro.

Vai começar o teste de dois barcos – Uma vez batizado o segundo ABN AMRO no final de agosto, os dois barcos vão começar o seu teste conjunto. Vão comparar as performances relativas tais como tentar diferentes combinações de velas para ver se a velocidade do barco melhora.

Sanderson disse que está contente que a Equipe 2 tenha feito o curso de sobrevivência junto com a Equipe 1. “Uma coisa que a Equipe 1 pode provavelmente ensinar para a Equipe 2 é um respeito saudável pelo barco e pelas condições. Como, por exemplo, o que uma nuvem mau humorada pode significar para a tripulação e para o barco”

Sanderson disse ainda que ele lembra dos seus primeiros dias na vela. “Felizmente eles estão podendo aprender conosco. Quando eu tinha a idade deles tinha que me virar sozinho”.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do TEAM ABN AMRO

Last modified: agosto 7, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure