Os terceiros colocados na equipe Flor da Mata (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A primeira etapa da Copa North de Enduro a Pé, que aconteceu neste domingo (17) na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), exigiu bastante esforço dos participantes das 181 equipes inscritas. E os vencedores das categorias Graduados e Graduados-Pró foram conhecidos ainda durante a prova, que acontecia por entre a mata da região.
Na categoria Graduados, a equipe Aventura Natural, de Piedade (SP), ficou em terceiro lugar com 642 pontos. Na segunda colocação ficou a equipe Tropa de Elite, de Campinas (SP), com 557 pontos. E os grandes vencedores foram os paulistanos da equipe Rumo Certo, com 538 pontos. Além dessas equipes, Perdidos no Espaço Outback, de Campinas (SP), e Cia Aventura, de Amparo (SP), ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Já na categoria Graduados Pró, os campeões foram Flor da Mata, de Ribeirão Preto (SP), em terceiro lugar com 614 pontos; Peregrinos, de São Roque (SP), com 608 pontos na segunda colocação, e Anta Mochila Br, de Itu (SP), com 139 pontos na primeira colocação.
Amizade dentro e fora das trilhas – Juntos há cinco anos, os participantes da equipe Flor da Mata se uniram na prática de trekking para se divertir aos finais de semana, e a distração dessa vez rendeu-lhes um lugar entre os três primeiros colocados. A prova foi muito boa mas no começo exigiu muito a parte física porque tinha muitas subidas. Tivemos alguns erros que conseguimos corrigir, mas foi tudo bem no geral, disse Paulo Nagib, engenheiro e atleta da equipe do interior de São Paulo.
Já o empresário Luciano Lopreto, da equipe Peregrinos, está há alguns anos no treeking e vê benefícios do esporte na sua vida profissional, pessoal e na saúde. Eu participo do trekking com a minha esposa, com mais um casal de amigos e um outro colega e é muito gostoso, nos conhecemos há muito tempo. Além de possibilitar o encontro com amigos de outras cidades, explicou Luciano referindo-se aos colegas da equipe Flor da Mata. Depois que eu comecei a fazer enduro a pé eu passei a ser um profissional melhor porque no esporte a gente precisa ter um raciocínio muito rápido, decidir as coisas em poucos minutos, discutir com os outros participantes sobre decisões a tomar, e isso exercita demais a capacidade do trabalho em equipe, completou.
Já para os grandes campeões do enduro a pé a dificuldade foi de grau médio e as pegadinhas armadas pela organização da prova para confundir os participantes durante a trilha não foram o suficiente para que eles deixassem o posto de vencedores desta primeira etapa. Ficamos em dúvida em muitos lances, voltamos atrás em alguns deles, mas deu tudo certo. Com um pouquinho de sorte também, claro, brincou Marcos Simões. Juntos há seis anos, os atletas de Itu participam da Copa North desde 2004 e esperam outros bons resultados nas outras etapas. Começar o ano em primeiro lugar é tudo de bom e vamos pegar firme no restante do ano também, garantiu o participante Sérgio Martim.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: fevereiro 17, 2008