No ano passado, André e Jean Azevedo abandonaram a prova em Atar; Luiz Mingione, com uma Honda Tornado Rally 250, é líder na categoria
Atar (Mauritânia) Os pilotos brasileiros conseguiram chegar inteiros à segunda fase do Rally Paris-Dakar 2002. Klever Kolberg, André Azevedo, Juca Bala e Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, Armando Pires (Drakkar Normandia) e Luiz Azevedo (CDI Competições) já superaram 5.938 quilômetros e, depois do dia de descanso, neste domingo, partem hoje (segunda) para mais um desafio, desta vez menor, com 3.381 quilômetros até a chegada a Dakar, dia 13 de janeiro.
A performance do time brasileiro até Atar é especial. Afinal, foi nesta cidade da Mauritânia que um problema mecânico no caminhão Tatra obrigou André Azevedo abandonar a prova no ano passado quando liderava a categoria caminhões na classificação geral. No dia seguinte, foi a vez do irmão dele, Jean Azevedo, deixar a prova com fortes dores nas costas. Em 2001, Atar não nos deixou boas lembranças, conta André.
O domingo foi relativamente tranqüilo para os competidores, mas não para o mecânico Helder Guimarães, responsável pela manutenção de duas motos, uma Honda Falcon Rally 400, de Juca, e outra Honda Tornado Rally 250 pilotada por Mingione. No dia de descanso as equipes aproveitam para checar todos os detalhes dos veículos, fazendo pequenos reparos com mais calma que nos dias anteriores, quando a média de sono não passa de cinco horas. Depois do trabalho, Helder sonhava apenas em tomar um bom banho, o que não conseguiu fazer nos últimos dias. A equipe também aproveitou para fazer uma revisão geral no Pajero Full de Klever Kolberg e no Tatra de André Azevedo.
O carioca Armando Pires tem conseguido superar as dunas do deserto do Saara com sua KTM 660. Luiz Azevedo, de 50 anos, vem fazendo uma prova consciente e cautelosa, e tem um único objetivo: chegar bem a Dakar, o que já é uma grande vitória para um estreante. Eu nem olho mais a classificação, conta o paulista, que ocupa a 91a posição. Luiz chegou a perder muito tempo quando precisou socorrer um colega de equipe, Marcelo Quelho, que quebrou a clavícula ao cair com sua Honda XR 400 no Marrocos.
Os brasileiros se reuniram neste domingo no acampamento da prova, em Atar. Aproveitaram para colocar a conversa em dia (uma raridade na correria do Dakar) e não deixaram de comemorar a conquista até agora, posando para uma foto com a bandeira do Brasil. O momento de alegria não foi em vão. Afinal, até agora, 72 veículos, entre carros, motos e caminhões já deixaram a competição vítimas de acidentes, problemas mecânicos ou simplesmente porque os pilotos não se apresentaram na hora da largada.
Até agora, os resultados são os seguintes:
CARROS (etapa Zouerat/Atar, na Mauritânia, 396 km no total, sendo 383 cronometrados)
1) Hiroshi Masuoka (Japão) / Pascal Maimoni (França) Mitsubishi Pajero Full
13) Klever Kolberg (Brasil) / Pascal Larroque (França) Mitsubishi Pajero Full
GERAL ACUMULADA
1) Hiroshi Masuoka (Japão) / Pascal Maimon (França) Mitsubishi Pajero Full
12) Klever Kolberg (Brasil) / Pascal Larroque (França) Mitsubishi Pajero Full
MOTOS
1) Kari Tianien (Finlândia) KTM 660
40) Juca Bala (Brasil) Honda Falcon Rally 400
54) Armando Pires (Brasil) KTM 660
76) Luiz Mingione (Brasil) Honda Tornado Rally 250
83) Luiz Azevedo (Brasil) Honda XR 400
GERAL ACUMULADA
1) Fabrizio Meoni (Itália) KTM LC8 950
46) Juca Bala (Brasil) Honda Falcon Rally 400 (4o na categoria Super Production até 400cc)
54) Armando Pires (Brasil) KTM 660 (15o na Super Production com mais de 400 cc)
77) Luiz Mingione (Brasil) Honda Tornado Rally 250 (Primeiro na Super Production até 250 cc)
91) Luiz Azevedo (Brasil) Honda XR 400 (10o na Super Production até 400cc)
CAMINHÕES
1) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine (Rússia) Kamaz
4) André Azevedo (Brasil) / Tomas Tomecek / Mira Martinec (República Checa) Tatra
GERAL ACUMULADA
1) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine (Rússia) Kamaz
3) André Azevedo (Brasil) / Tomas Tomecek / Mira Martinec (República Checa) Tatra
ETAPA DE SEGUNDA-FEIRA (ATAR ATAR, MAURITÂNIA)
Deslocamento: 33 km + Especial (trecho cronometrado): 366 km + Deslocamento: 5 km – Total: 404 km
Etapa em volta de Atar, com largada e chegada no mesmo lugar. Depois dos 100 primeiros quilômetros, a especial será muito variada e totalmente nova. Os pilotos vão enfrentar canais estreitos, além de haver muitas moitas de ervas de camelos.
A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Last modified: janeiro 6, 2002