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Equipe BR Lubrax quer a “revanche”no Dakar 2002


BR Lubrax comemora 15 anos Paris-Dakar (foto: Divulgação)

O piloto Juca Bala voltou da edição anterior do Rally Paris-Dakar, em janeiro, com o troféu de campeão na categoria Motos Super Production até 400 cilindradas. Klever Kolberg e André Azevedo também comemoraram mais esta vitória da Equipe BR Lubrax, mas também voltaram com um pouco de areia na garganta, já que abandonaram a prova devido a problemas mecânicos quando eram líderes nas categorias Carro T2 Diesel e Caminhões. Em 2002, a dupla quer “revanche” contra o deserto do Saara e o objetivo da equipe é conquistar o pódio nas três categorias: Carros, Motos e Caminhões, resultado inédito na história do Dakar.

André Azevedo e os tchecos Tomas Tomecek e Mira Martinec, então líderes na classificação geral entre os Caminhões na edição 2001, foram os primeiros da Equipe BR Lubrax a deixar a competição, dia 11 de janeiro. Na etapa que largava e chegava em El Ghallaouya, na Mauritânia, uma volta no deserto de 518 quilômetros, o trio foi surpreendido por um salto escondido entre as dunas.

O resultado foi o eixo dianteiro do Tatra entortado e fora do lugar. Com muita dificuldade eles completaram aquela etapa, mas não tiveram tempo suficiente para fazer o conserto no acampamento durante a madrugada. Mesmo assim, no dia seguinte, André, Tomas e Mira partiram para a etapa entre El Ghallaouya e Atar, quando o Tatra perdeu a tração dianteira.

Para não correr o risco de ficar presa nas areias do deserto do Saara, a equipe resolveu fazer um caminho alternativo, deixando de passar em dois postos de controle. A estratégia era fazer a manutenção do caminhão no dia seguinte, que era uma etapa de repouso. O corte no percurso rendeu uma penalização de 20 horas, mas o dano no caminhão era muito maior do que o imaginado e o reparo necessário era impossível. Os pilotos não tiveram outra alternativa a não ser abandonar o rali.

Um dia depois, na largada para a etapa entre Atar e Nouakchott, foi a vez de Jean Azevedo se despedir do Paris-Dakar com fortes dores nas costas. O piloto deixou a prova quando liderava a categoria Super Production para motos até 400 cilindradas com uma Honda Falcon Rally. Jean foi convidado para participar do Dakar 2001 uma semana antes do embarque da equipe para a Europa. Ele substituiu Luiz Mingione, que sofreu um acidente de trânsito em São Paulo poucos dias antes da viagem.

No dia 15 de janeiro, em outra etapa em forma de “laço” com 535 quilômetros ao redor de Tidjikja, na Mauritânia, foi a vez da dupla Klever Kolberg/Bruno Cattarelli deixar escapar outro título que estava praticamente nas mãos da Equipe BR Lubrax. A exemplo dos colegas, Klever e Bruno lideravam a prova na categoria Carros T2 Diesel quando quebrou o diferencial dianteiro do Mitsubishi Pajero Full. O problema só aconteceu porque os mecânicos da equipe de apoio contratada na França para prestar assistência simplesmente “esqueceram” de fazer a troca do diferencial conforme planejado.

Sem tração dianteira, Klever Kolberg e Bruno Cattarelli atolaram dezenas de vezes nas enormes dunas do deserto da Mauritânia. Passaram o resto do dia, e também a madrugada toda, para tirar o carro daquela situação dramática. Graças a ajuda de caminhões que estavam na prova, conseguiram sair do inferno de areia e tentaram chegar a Tidjikja a tempo de participar da largada para a etapa seguinte. Mas quando chegaram já era tarde demais.

O regulamento do Rally Paris-Dakar prevê a desclassificação do competidor caso haja atraso superior a 30 minutos na hora da largada. Fora da competição, Klever Kolberg e Bruno Cattarelli continuaram acompanhando o rali para ajudar Juca Bala, o único colega de equipe que ainda participava da prova. Ele conquistou o título de campeão da categoria Motos Super Production até 400 cilindradas.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ana Carolina Vieira / Ricardo Ribeiro