Webventure

Equipe BR Lubrax usará Honda Tornado Rally de 250 cc no Dakar


Honda Tornado Rally tem 250 cilindradas (foto: Ricardo Ribeiro)

São Paulo – A Equipe BR Lubrax que irá disputar o Rally Paris-Dakar 2002 terá um grande desafio na próxima edição da prova, a partir do dia 28 de dezembro. Um dos veículos do time brasileiro será a moto Honda Tornado Rally, pilotada por Luiz Mingione na categoria Super Production até 250 cilindradas. O modelo foi lançado no segundo semestre no Brasil e é a primeira vez que enfrentará a maior e mais difícil competição off road do mundo. A Tornado Rally será derivada da Honda XR Tornado e da Honda XR 250.

Mingione é estreante na prova e terá como companheiro de equipe o experiente Juca Bala, campeão do Dakar 2001 na Super Production até 400 cilindradas com uma Honda Falcon Rally. Neste ano, Juca conquistou ainda o título de campeão do Rally dos Sertões na Super Production e o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country por antecipação. Ele correu as duas últimas provas com uma Honda XR 650.

Na edição 2002, Juca Bala usará a mesma moto do Paris-Dakar passado, a Falcon Rally, derivada da Honda NX4 Falcon e da Honda XR 400 R. As Honda Tornado Rally de Mingione e a Honda Falcon Rally de Juca estão sendo preparadas por um concessionário Honda de Paris, com apoio e know how da Honda R&D Japão e Honda Brasil. A Equipe BR Lubrax decidiu usar estas motos porque têm excelente desempenho para as categorias e a resistência é a principal característica dos modelos.

“Estou ansioso para participar do próximo Rally Paris-Dakar. Primeiro porque realizarei o sonho de disputar a maior prova do mundo e, segundo: não conseguirei acompanhar a Honda Falcon Rally 400 do Juca Bala, que tem mais potência que a minha 250”, contou Mingione. A Honda Falcon Rally tem uma potência aproximada de 40 HP e 140 quilos (com os tanques vazios) e a Honda Tornado Rally 29 HP e 130 quilos (a seco).

Para enfrentar as armadilhas do Rally Paris-Dakar, as suspensões das motos da Equipe BR Lubrax foram preparadas para suportar o peso da moto com os tanques cheios (aproximadamente 180 quilos na Honda Falcon Rally e 165 quilos na Honda Tornado Rally). O tanque dianteiro foi modificado, elevando a capacidade original para 28 litros, e um segundo tanque de 12 litros foi instalado na parte traseira, do lado esquerdo da moto, totalizando 40 litros que devem garantir uma autonomia mínima de 350 quilômetros no deserto.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Assessoria de Imprensa Equipe BR Lubrax
Tels.: (11) 3675-3809 / 3865-5741
E-mail: impdakar@terra.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira