Webventure

Equipe brasileira coloca mais de 100 paraquedistas no ar e bate recorde de formação em queda livre


Novo recorde foi obtido mais uma vez no céu do Arizona (foto: Rodrigo Kristensen)

O paraquedismo brasileiro tem motivos de sobra para comemorar a sua mais nova conquista. Na última sexta-feira (22), 103 atletas se juntaram no céu da cidade norte-americana de Eloy, no Arizona, para estabelecer um novo recorde sul-americano de formação em queda livre. Além de expressiva, a marca superou de longe a última formação recordista.

Sem em 2010, no mesmo local, os brasileiros conseguiram juntar 82 paraquedistas no ar, desta vez a feito foi ainda mais ambicioso. Além das quebras dos recordes sul-americano e brasileiro, o país entrou de vez no mapa das nações com marcas expressivas de formações em queda livre. Ricardo Pettená, capitão da equipe, ressaltou a conquista histórica.

“O Brasil está entre os cinco países do mundo que têm um recorde com três dígitos”, lembrou o experiente paraquedista, que esteve à frente do Brazilian Dream Team e também é dono da Escola Azul do Vento, em Campinas (SP). “Estamos vibrando com esta conquista”, comemorou Pettená, responsável por definir a formação que estabeleceu a nova marca.

A preparação para o recorde não foi fácil. Em várias etapas, os paraquedistas fizeram treinamentos em Campinas, Boituva (SP) e ainda em um túnel de evento utilizado pelo Exército Brasileiro, em Goiânia (GO). No Arizona, 130 brasileiros se reuniram para as tentativas de quebra do recorde, que começaram no dia 16. Foram necessários cinco aviões para realizar as formações com mais de cem atletas.

Este texto foi escrito por: Webventure