Foto: Pixabay

Equipe brasileira de paraquedismo treina para recorde nacional e sul-americano de queda livre

Redação Webventure/ Páraquedismo

O último recorde  com 103 pessoas  realizado em abril de 2011 (foto: Rodrigo Kristensen)
O último recorde com 103 pessoas realizado em abril de 2011 (foto: Rodrigo Kristensen)

Acabou de ser formada a nova equipe que irá tentar o novo recorde brasileiro e sul-americano de formação em queda livre com pessoas da mesma nação, chamada de Brazilian Dream Team. O grupo planeja fazer a formação com 152 membros “gripados”, ou seja, segurando nas roupas uns dos outros, em formato de rosácea (veja foto 2 ao lado). Essa é uma formação típica do paraquedismo, onde as pessoas se agrupam em círculos que vão se abrindo, formando uma imagem que lembra uma rosa, se vista de cima.

A organização é de Carmem Pettena, que faz esse tipo de salto desde 1997. Ela criou a Brazilian Dream Team em 2009, time hoje entre os cinco melhores do mundo e responsável pelos atuais recordes do Brasil e da América do Sul, conquistados em abril de 2011 com 103 atletas (leia aqui). Os recordes foram homologados pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

No próximo salto, que acontece entre 21 e 28 de abril de 2012, eles pretendem alcançar o terceiro lugar na classificação global. Para 2013, o desejo é chegar ao recorde mundial de formação com atletas do mesmo país, que atualmente pertence à Alemanha.

A equipe. No Brasil, representantes de 24 estados participam da equipe. A seleção foi montada por uma comissão técnica chefiada pelo diretor da Confederação Brasileira de Paraquedismo. Inicialmente, seriam apenas 172 atletas, sendo 20 reservas. Mas, como o interesse foi grande, acabaram subindo o número para 182 paraquedistas.

Nos últimos três anos, os saltos são realizados na cidade de Eloy, no Arizona, Estados Unidos. Parece estranho uma tentativa de recorde brasileiro acontecer em outro país, mas Carmem explica: “para fazermos um salto desses, precisamos de muitas aeronaves, de uma estrutura enorme. Infelizmente, não temos isso aqui [ no Brasil]”. Ela diz que já foram tentadas parcerias com o Ministério da Defesa, que poderia ceder dois aviões Hércules, mas não houve sucesso nas negociações.

Antes da tentativa de recorde, irão acontecer três saltos de treinamento, todos na cidade de São João da Boa Vista, interior de São Paulo. O primeiro será entre os dias 12 e 15 de novembro, quando também serão realizadas tentativas de quebra de recordes nacionais feminino e da região Sudeste. Os interessados em participar podem acessar www.brdt.com.br para se inscreverem.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: setembro 27, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure