Foto: Pixabay

Equipe brasileira de rafting vai atrás do título Mundial na Holanda

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Equipe Sub-21 foi a primeira a competir no Mundial de R4 (foto: Divulgação/ Alaya Bozo d'Água)
Equipe Sub-21 foi a primeira a competir no Mundial de R4 (foto: Divulgação/ Alaya Bozo d’Água)

A equipe brasileira Alaya Bozo d’Água começou na última segunda-feira (12) a disputa do Campeonato Mundial de Rafting R4 (quatro atletas por bote), na Holanda. Os 14 integrantes da equipe nacional, divididos nas categorias sub-21 e sênior, disputam o título mundial na competição até o próximo sábado (17).

Em outubro de 2009, o time brasileiro conquistou o primeiro lugar no pré-Mundial de Rafting, disputado no mesmo local. Em maio, conquistaram o tricampeonato na Eurocopa de Rafting, e entram para a competição holandesa como um dos favoritos ao título.

Ao todo, os atletas terão quatro provas diferentes pela frente, buscando somar o maior número de pontos possíveis na classificação geral. As equipes brasileiras iniciarão a disputa na modalidade Sprint, que consiste em descer um percurso de até um quilômetro com corredeiras no menor tempo possível.

Depois disso, os brasileiros enfrentam os duelos de mata-mata, conhecidos como Sprint paralelo ou Head to Head, em que as equipes se enfrentam em disputas eliminatórias. A terceira modalidade é a Slalom. Nesta prova, os competidores precisam usar todas as suas habilidades para superar uma descida muito técnica entre balises, tentando fazer o menor tempo sem tomar penalidades.

Por fim, as equipes enfrentar a etapa mais difícil da disputa. No Descenso ou Down River, os times competem em uma descida de aproximadamente 15 quilômetros ou 45 minutos fazendo um esforço intenso, que exige da resistência dos atletas.

Sub-21 – A primeira equipe brasileira a entrar nas águas holandesas foi a Sub-21, que enfrentou as disputas de Sprint. Na primeira prova internacional dos jovens atletas, a Alaya Bozo d’Água acabou na 11ª colocação. Na categoria, o time da Rússia foi o mais rápido, seguido por Holanda e Turquia.

Nos próximos dias, o time sênior da Alaya começa sua participação na competição, aparecendo como favorito ao título. Isso porque a equipe brasileira tem uma extensa lista de conquistas em sua história. Entre elas estão o bicampeonato mundial do esporte, sendo o último conquistado em 2009, além do tricampeonato da Eurocopa de Rafting e do hexacampeonato brasileiro.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 13, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure