Foto: Pixabay

Equipe brasileira está de malas prontas para o Panamericano de Mountain Bike 2011

Redação Webventure/ Biking

Rubens Donizete é uma das esperanças de medalha do Brasil (foto: Divulgação)
Rubens Donizete é uma das esperanças de medalha do Brasil (foto: Divulgação)

A equipe brasileira de mountain bike já está de malas prontas para o Panamericano de Mountain Bike 2011, que acontece entre os dias 01 e 04 de abril, em Chía, na Colômbia. Representada por grandes atletas do esporte nacional, a esperança de medalha fica para os competidores da Elite Masculina.

A equipe será formada por Rubens Donizete, líder do ranking brasileiro de MTB, Edivando Souza Cruz, segundo colocado do ranking, e Ricardo Pscheidt, campeão Brasileiro da modalidade em 2010. Entre as mulheres, Erika Gramiscelli, Julyana Machado e Roberta Stopa representarão o país. Adriana Nascimento, que fazia parte da equipe, não poderá ir e por esse motivo foi substituída pela atleta da categoria Junior Bruna Moura.

“A única mudança da lista inicial é que, no feminino, a Adriana Nascimento não irá. No lugar dela, eu convoquei uma atleta da Junior Feminina, a Bruna Moura. Ela esteve junto com a Jaqueline Mourão no Canadá fazendo algumas provas e é uma esperança nova para o mountain bike feminino”, contou Eduardo Ramires, um dos representantes da comissão técnica brasileira.

Cenário atual – Analisando o cenário atual do mountain bike, Eduardo acredita que as grandes chances de título no Sulamericano da Colômbia ficam mesmo para os homens. De acordo com o representante da comissão técnica, o grande problema entre as mulheres é a dificuldade de renovação de atletas.

“No masculino, nós temos chances maiores, já que a reciclagem de atletas acontece de maneira mais natural. Já no feminino, pelo mountain bike ser um esporte considerado meio bruto, não é toda mulher que encara as dificuldades da modalidade. Então, nós estamos um pouco atrás do nível internacional. A chance de medalha é mais difícil”, afirmou.

Por tal motivo, Eduardo disse que a convocação de Bruna para a competição internacional foi pensada. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) está de olho nos grandes eventos internacionais que terão como palco o solo brasileiro e, por tal motivo, quanto mais experiência os atletas conseguirem, mais chances terão nas disputas.

“A Bruna está no primeiro ano de Junior e por ela ter pouca experiência, esse é um dos motivos de nós a levarmos. Queremos que ela ganhe experiência internacional já pensando para frente nas Olimpíadas do Rio, já que para Londres nós teremos uma dificuldade em conseguir uma vaga no feminino”, explicou Ramires.

Confira quem fará parte da Delegação Brasileira de Mountain Bike
Elite Masculino XCO
– Edivando Souza Cruz
– Rubens Donizete Valeriano
– Ricardo Alexandre Pscheidt

Elite Feminino XCO
– Erika Fernanda Gramiscelli
– Julyana Machado Rodrigues
– Roberta Kelly Stopa

SUB 23 Masculino XCO
– Henrique da Silva Avancini
– Sherman Trezza de Paiva
– Frederico Nascimento Mariano

Sub23 Feminino XCO
– Isabella Moreira Lacerda

Junior Masculino XCO
– Luis Henrique Cocuzzi
– Willian Alexi
– Nicolas Sessler

Junior Feminino XCO
– Bruna Moura

Elite Masculino DH
– Markolf Bercholdt

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: março 24, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure