O grupo foi liderado por Eliseu (foto antiga) (foto: Arquivo pessoal)
O escalador Eliseu Frechou terminou no sábado (3) uma nova via no Mali, em companhia de Edemilson Padilha e Fernando Leal. A rota foi batizada de Blowing in The Wind, em homenagem à música homônima de Bob Dylan. Ela fica no Maciço de Trompe DÉlephánt. O grupo viajou para a África no dia 26 de fevereiro com intuito de escalar a parede de Suri Tondo, na cidade de Hombori, mas, devido a conflitos armados, precisou alterar os planos (ouça aqui).
A nova via brasileira fica em uma parede na cidade de Douentza, a 146 quilômetros de Hombori, e possui 400 metros de altura e grau 6º VII A2+. Tivemos muita sorte de ter achado essa montanha, uma vez que na região de Hombori não conseguimos a permissão para escalar, contou Eliseu, em entrevista ao Webventure, logo depois da conquista.
Segundo o escalador, as condições foram típicas da região subsaariana (sul do Deserto do Saara), com temperatura média de 48 graus Celsius. Estava muito calor e extremamente seco. Nosso nariz sangrava todos os dias. O que nos ajudou no rendimento da escalada foi que tinha bastante sombra durante a manhã, contou.
O calor não foi o único desafio da escalada, que incluiu fendas lisas e escorregadias. A rocha é muito boa, exceto nos lugares onde havia muito guano (fezes de morcego) e também fezes de passarinho. Nesses pontos, as fendas são muito escorregadias, e as proteções acabavam saindo. Eu e o Ed tomamos um tombo, ficamos um pouco assustados, mas faz parte do lugar. Cada montanha tem a sua característica e, como essa região tem muito vento, isso acaba polindo a rocha, que fica quase como um vidro, explica Eliseu.
O final da subida ainda reservou uma surpresa aos brasileiros Encontramos uma via com chapeletas e depois fomos saber que um grupo de franceses já havia subido a montanha até ali.
O grupo de brasileiros deve chegar nesta segunda-feira (5) à cidade de Bamako, capital do Mali, da onde partem de volta para o Brasil.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi