Webventure

Equipe Brucutus vence travessia longa de Canoa Havaiana


Canoas na 1ª etapa do Circuito realizada em São Vicente. (foto: Camila Christianini / Webventure)

Neste sábado, dia 29, foi realizada a prova longa válida pela 2ª etapa do ranking do Circuito Brasileiro de Canoas Havaianas em Bertioga, litoral norte de São Paulo. Três equipes participaram, com seis remadores cada. Com a vantagem de competir em casa, a equipe Brucutus venceu a prova de 33km, superando os favoritos do Paulistano.

No começo da prova a equipe Smera-EAS, vencedora do prova curta, liderava a prova, mas a canoa do Paulistano conseguiu assumir a primeira colocação. As duas equipes fizeram juntas um trajeto até a bóia de retorno por alto-mar, enquanto que o leme da Brucutus, Edney China, optou pelo caminho próximo da orla, alcançando com mais rapidez a bóia.

O Paulistano, atual campeão nacional, novamente fez uma disputa de recuperação e voltou à ponta, abrindo quase 500 metros de vantagem. Mas no final, como estava com um remador a menos (por motivo de contusão dos membros do time), não teve condições de acompanhar o ataque fulminante da equipe Brucutus Rio Itapanhaú, local de treinamento dos vencedores.

“Guardamos energia para o final e remamos forte. Estávamos precisando desta vitória para ganhar mais motivação. Temos como característica a garra, a vontade de vencer”, destacou o capitão da equipe, Everdan Riesco, também presidente da Associação de Canoas Havaianas, em Bertioga. Os campeões completaram o desafio em 2h46m35s, 50 segundos à frente do Paulistano. A Smera-EAS terminou a prova em 2h52m40s.

Para o capitão do Paulistano, Fábio Paiva, o 2º lugar teve sabor de vitória. “Para a nossa equipe foi sensacional, porque brigamos até o final, com um remador a menos. Valeu pelo espetáculo. Foi uma prova emocionante, que exigiu muito de todos os atletas e perícia dos lemes”, disse Paiva, um dos maiores incentivadores da canoa havaiana no Brasil.

Com o 2º lugar, o Paulistano manteve a ponta do ranking de provas longas, com 45 pontos. A Smera-EAS segue na vice-liderança, com 35 pontos, enquanto que a Brucutus soma 25. A etapa de Bertioga teve o patrocínio de Opium Fiberglass, com o co-patrocínio da Natural Art e apoio da Prefeitura de Bertioga, AXN, Ângelo Bartolotto, Restaurante Borghese e Corpo de Bombeiros. Organização da TH5 Eventos.

Este texto foi escrito por: Webventure