Webventure

Equipe Canastras limpa a trilha do Rally Rota Sul

São Paulo Está muito enganado quem pensa que a organização de um rali só se preocupa com roteiro, segurança dos competidores, mapas, regulamento e inscrições. Uma prova de off road “politicamente correta” também dá atenção a ações sociais e ao meio ambiente. Prova disso é o que está sendo planejado pela Dunas Race para o Rally Rota Sul, que será disputado de 17 a 20 de abril nas cidades gaúchas de Torres, Rio Grande e Bagé.

A competição contará com o trabalho do grupo “Os Canastras”, que ficará encarregado de limpar todo o trecho usado pelo rali após a passagem do último veículo. Qualquer resíduo que não faça parte da natureza será recolhido pelos ambientalistas. “É normal acontecer algum acidente e cair pedaço de fibra do carro e peças, mas nós deixaremos as estradas gaúchas do jeito que encontrarmos. Nada ficará para trás”, diz o engenheiro de telecomunicações Flávio Piassi, um dos responsáveis pelo Canastras.

A preocupação com a natureza é tão grande que o grupo faz investimentos em equipamentos e produtos inovadores para a limpeza. Pela primeira vez será usado em um rali o “absorvente industrial ecológico”, produto natural e orgânico capaz de “sugar” líquidos que caírem no chão, como óleo, combustível e outras substâncias em decorrência de acidentes.

O absorvente ecológico, segundo Piassi, vai ser utilizado em dois formatos no Rota Sul. Um deles é o pó para ser distribuído no solo caso haja vazamento de óleo, por exemplo. O outro é uma espécie de cordão que deve ser utilizado na água. “Se algum produto cair em um rio esse cordão funciona como uma barreira, evitando que ele se espalhe, e também como ‘sugador’ do conteúdo”, explica Flávio. O Canastras no Rota Sul será formado ainda por Carlos Andrade e Marcos Campos.

Além de limpar o roteiro, o grupo tem como um dos objetivos conscientizar o praticante de esportes de aventura a preservar a natureza. “Depois que passamos a atuar nos ralis da Dunas Race, empresa organizadora do Rota Sul e do Rally dos Sertões, notamos que os pilotos estão mais atentos e cuidadosos com o meio ambiente. Atualmente estamos recolhendo menos lixo do caminho em comparação aos anos anteriores”, comemora Piassi. A equipe de “limpa-trilha” tem apoio da empresa BF Goodrich, fabricante de pneus, e da própria organização do evento, que disponibiliza toda a infra-estrutura, como carro, hospedagem, alimentação e combustível.

Ações sociais – Nos últimos dois anos, os eventos organizados pela empresa Dunas Race tiveram as ações sociais como prioridade. “Durante o Rally dos Sertões 2002, além do trabalho de Os Canastras, a organização doou 70 toneladas de alimentos para a população carente. E em parceria com o Banco Real ABN Amro, montamos um motor home com equipamentos médicos para prestar atendimento gratuito a crianças e adultos das cidades por onde o rali passou”, contou Simone Palladino, diretora da Dunas e coordenadora geral de todos os projetos sociais da empresa.

Simone lembra que outra parceria de sucesso foi o projeto “Livro na Estrada e Pé na Tábua”, quando foram distribuídos 120 mil kits escolares e 35 mil livros para 90 escolas em 30 cidades. Ela citou ainda a distribuição de 9 toneladas de medicamentos Teuto para serviços de saúde das cidades visitadas pelo rali e a distribuição de kits de higiene bucal por equipes e a entrega de brinquedos para crianças pobres pelos pilotos da equipe Vedacit Center Norte.

COMO SURGIU O CANASTRAS

O nome “Os Canastras” foi inspirado na Serra da Canastra, um paraíso ecológico no estado de Minas Gerais. Depois de freqüentarem a região por mais de 20 anos praticando esportes radicais e de aventura, o engenheiro de telecomunicações Flávio Piassi e o analista de sistemas Carlos Andrade decidiram, em 1998, criar uma empresa de ecoturismo que organiza expedições para região, a Companhia de Aventuras Os Canastras (www.canastra.com.br).

Paralelamente ao negócio, os sócios passaram também a ser preocupar com a limpeza das trilhas que dão acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. “Nossa função era recolher todo o lixo, como papel, garrafas e latas. Um dia decidimos levar esse trabalho ao conhecimento da Dunas Race e a diretora da empresa, Simone Palladino, idealizou a criação da equipe Canastra e em 2001 participamos pela primeira vez do Rally dos Sertões. De lá para cá estamos atuando voluntariamente em todos os grandes ralis organizados pela Dunas”, diz Flávio.

O Rally Rota Sul é organizado e promovido pela Dunas Race e tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é da Volkswagen Caminhões e Ipiranga. Co-patrocínio: Citrus Real e BF Goodrich. Apoio é da Nera, Rádio Eldorado, Estado do Rio Grande do Sul, Binotto, Brazul, Yassuda Seguros e site Webventure.

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na internet: www.vipcomm.com.br
Pabx: (11) 3865-5741/9917-0056

Este texto foi escrito por: Cláudia David/VipComm