Piocerá em 2005 (foto: Haroldo Nogueira)
O Cerapió 2006, em sua 19a edição, reunirá competições de carros, motos, quadriciclos, mountain bike e enduro a pé. Mas os dias importantes para equipe Carcará, do Maranhão, são 24 a 28 de janeiro, em que competirão com cinco atletas.
Formada por competidores da capital São Luís, é mais uma das equipes fortes que disputarão o Cerapió. Quatro atletas estão confirmados, três na categoria Elite – Cristóvão Farias, Luís Henrique M. Lisboa e Antonio Lisboa Costa e na categoria Sub-40 Maurício Roberto, que tentará o bicampeonato, pois em 2002 foi campeão na Sub 30.
No ano passado, a equipe Carcará conquistou o 1º lugar na Elite com Antonio Lisboa e o 4º lugar na mesma categoria com Luís Henrique Lisboa. Os Carcarás fisgaram ainda o 1º lugar na Sub 40, com Maurício Roberto, e um 5º lugar também na Sub 40, com Cristóvão Farias.
Treinos fortes – Este ano, o Cerapió aumentou o número de etapas, de quatro para cinco dias. Serão 75km de Fortaleza a Beberibe; 60 km em circuito em Martins (RN); 80km entre Souza, Brejo das Freiras e Cajazeiras (PB); 90km em circuito em Santana do Cariri (CE); e finalmente 80 km de circuito em Teresina (PI).
O piloto de Elite Cristovão Farias comenta: Nós adoramos o aumento dos dias, pois estamos acostumados a provas de longa duração. Treinamos cerca de 50 a 80 km por dia e nos finais de semana sempre acima dos 130km. Para ele além de uma boa preparação física e emocional, é preciso ter uma boa estratégia no Cerapió.
Andar forte e se poupar no momento certo e isso sem falar da sorte, ter muita sorte, pois um problema mecânico na bike (furos de pneu, corrente quebrada) pode colocar todo o treinamento a perder, explica.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 27, 2005