Webventure

Equipe de bombeiros na final das canoas havaianas


As equipes vão enfrentar trechos de mar e rio. (foto: Divulgação)

Animada com o recente título no Mundial dos Bombeiros, na Nova Zelândia, uma equipe formada por bombeiros da Baixada Santista será um dos destaques na terceira e decisiva etapa do Circuito Brasileiro de canoas havaianas, em provas longas, que será disputada neste sábado (7/12). A Travessia Natural Art será feita em volta da Ilha de São Vicente, totalizando 42 km de percurso, entre mar e rio.

Bem preparados fisicamente e com a experiência de competir no World Firefighters Games, contra equipes havaianas e neozelandesas, consideradas as melhores do mundo na modalidade, os bombeiros acreditam que podem surpreender. “Preparo físico o pessoal tem. Vontade de competir também. E conhecemos bem a região, porque estamos sempre atuando nesta área. Vamos remar forte”, afirma o tenente-coronel PM, Jefferson José Maciel Vilela, comandante do Salvamar e conhecido esportista na região.

Um dos nomes fortes do time será o cabo PM, Everdan Riesco, responsável pelo leme da canoa, função mais importante. O atleta é o mais experiente e foi vice-campeão brasileiro de canoas havaianas competindo por Bertioga, cidade onde mora. “Estamos confiantes. Sabemos que as outras equipes são muito fortes, competitivas, mas estamos treinando. No Mundial, enfrentamos 22 equipes e ganhamos, mesmo com os adversários tendo experiência”, afirma Riesco.

A prova – A competição vai reunir equipes nas categorias Masculina e Mista (três homens e três mulheres). A largada está marcada para as 10h na Ponta da Praia, em Santos. De lá, os remadores seguirão em direção à Ilha Porchat, em São Vicente. Na seqüência, eles pegam o trecho de rio, passam por Cubatão, até o Porto de Santos, voltando ao mar, indo até o ponto de largada. A previsão é que a disputa dure em torno de quatro horas.

No masculino, os bombeiros terão adversários fortes. Três equipes dividem o favoritismo: Paulistano, de São Paulo; EAS-Vit Shop, de Santos e Cubatão; e Rio Outrigger Club, do Rio de Janeiro. Na disputa mista, a equipe Paulistano-NewCad-Água Marinha, com atletas de Santos e São Paulo, é a mais cotada.

Este texto foi escrito por: Webventure