Webventure

Equipe de corrida de aventura é tema de dissertação de mestrado em psicologia


Quasarlontra será tese de uma dissertação de mestrado de psicologia (foto: Quasarlontra/Divulgação)

A equipe de corrida de aventura Quasar Lontra, um dos times mais vitoriosos do país, foi escolhida para ser tema de uma dissertação de mestrado em psicologia. Os aventureiros, que vem se mantendo entre os melhores no cenário nacional do esporte, ilustrarão um tema relacionado à coesão grupal.

Segundo o psicólogo Alexandre Moretti, responsável pela dissertação, a manutenção de bons resultados da equipe ao longo de anos mostrou um grande potencial no estudo das relações humanas. “O tema desta pesquisa são as relações sociais, mais especificamente as relações entre atletas de uma equipe praticante de corrida de aventura. Atualmente, a corrida de aventura é o principal expoente das práticas que buscam ativamente o risco, o risco-aventura. Devido às suas características, ao seu regulamento e, por medida de segurança, a corrida de aventura é realizada em equipe, o que obriga os atletas a se relacionarem para superarem os obstáculos diversos e atingirem seus objetivos”, explicou o Moretti.

Para conseguir fazer o relatório de sua dissertação, o pesquisador acompanhou a equipe durante o Campeonato Mundial de Corridas de Aventura em 2008. Por meio de entrevistas com cada atleta individualmente, antes e após a corrida, e uma com os quatro atletas juntos, o psicólogo fez anotações diárias, que serviram para obter os dados do contexto.

Fonte de pesquisas – A Quasar Lontra já participou de outros experimentos e estudos. No entanto, das outras vezes, as áreas eram relacionadas à ciência. Entre as pesquisas que foram realizadas estão relações de privação do sono, desidratação, recuperação do organismo em esportes de endurance, entre outros, características próprias das corridas de aventura.

Este texto foi escrito por: Webventure