Foto: Pixabay

Equipe de ponta, carro campeão e navegador experiente são a esperança de Guilherme Spinelli no Rally Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Guiga e Palmeiro estão confiantes para 2010 (foto: Divulgação)
Guiga e Palmeiro estão confiantes para 2010 (foto: Divulgação)

O piloto brasileiro Guilherme Spinelli tem tudo para fazer uma excelente prova no Rally Dakar, pelo menos na teoria. Em 2010, ele passa a integrar a JMB Stradale, que adquiriu parte da equipe oficial da Mitsubishi após esta ter anunciado a saída das competições off-road.

Além disso, ele correrá com um dos melhores carros de rali do mundo, o Mitsubishi Racing Lancer, que sofreu modificações e melhorias durante todo este ano. “Estou com uma estrutura muito boa dessa vez. Os profissionais da equipe têm uma grande experiência e conhecimento do conceito do Dakar. Acredito que nós temos uma boa chance de fazer um bom rali”, explicou o piloto, que terá apoio total da equipe francesa.

E as novidades para Guiga, como é conhecido, não param por aí. Ele também estará com um novo navegador, o português Filipe Palmeiro, que tem uma larga experiência em provas longas.

O brasileiro não poupa elogios ao novo companheiro, e afirma que ele impressiona por conseguir desenvolver diversas funções ao mesmo tempo. “Ele é extremamente profissional e preciso nas medidas e na passagem das informações. Além disso, ele é um navegador que consegue se preocupar com tudo que está acontecendo no carro, não só com a navegação. Ele está atento ao motor, à temperatura do carro, à hidratação do piloto”, disse Spinelli, que contou que foi muito fácil conseguir entrosamento com Palmeiro.

Novo carro – Junto com o novo time, Spinelli terá uma nova máquina à sua disposição, um Mitsubishi Racing Lancer. Para conhecer melhor o novo carro, o brasileiro fez cinco dias de testes no Marrocos.

“O carro é muito fácil de pilotar, além de oferecer toda tecnologia da Mitsubishi Japão, deixando-o muito confortável. Sem contar a rapidez. Esse Lancer é uma bela evolução da Pajero Evolution”, contou.

Mesmo com alguns problemas de superaquecimento que os Racing Lancers tiveram na prova passada, Guiga explicou que o ocorrido em 2009 não tem vínculo nenhum com os novos equipamentos.

“Nós estamos indo com o mesmo carro, mas com outra motorização. Os Lancers correram o Dakar 2009 com um motor diesel e nós iremos correr com o motor gasolina 4.0 Mitsubishi, que é o mesmo modelo que equipou a Pajero Evolution nos cinco anos consecutivos que ela venceu o Dakar. Estamos tranquilos em relação a isso”, disse.

Em 2009, Guiga sofreu um acidente durante o Dakar. Ele saiu ileso, mas os danos no carro acabaram tirando-o da competição. Em 2010, mais uma vez, Spinelli terá pela frente o percurso da América do Sul, o que o deixa com ainda mais vontade de terminar a prova.

“O fato de ter feito uma parte do rali do ano passado me deixa mais tranquilo, por já ter alguma noção do que eu vou encontrar pela frente. Acho que o acidente que aconteceu foi um acidente de corrida normal e eu vou tentar evitar ao máximo, mas pode acontecer com qualquer um. Enfim, correr novamente no mesmo local só ajuda para superar o que ocorreu”, explicou.

Para se preparar ao máximo, Guiga está fazendo um treinamento específico, tanto físico como em provas. “Eu fiz o Rally dos Amigos (SP) para me preparar, mas aí com um carro brasileiro, uma L200 RS, e um outro treino em Fortaleza, também de dunas, com o mesmo carro. Além disso, estou fazendo um treinamento físico intensivo, uma alimentação balanceada e me cuidando para estar o melhor preparado possível”, finalizou.

Veículo: Mitsubishi Racing Lancer MRP 10
Fabricante: Mitsubishi Motors
Modelo: Racing Lancer
Motor: Mivec 6 cilindros em V, 24 válvulas, DOHC
Potência: 300 HP/5500 rpm
Torque: 43 kgf.m/4500 rpm
Módulo de Injeção: Magneti Marelli
Velocidade Máxima: 194 km/h
Tanque: 400 L para autonomia de 800 km em ritmo de competição
Peso bruto: 1.825kg
Dimensões: 4.475mm (comprimento) x 1.990mm (largura) x 1.850mm (altura)
Base: 2.900mm
Rodas: 7” X 16”
Pneu: BF Goodrich 235/85 16
Tração 4X4
Diferencial Dianteiro: Ricardo self-locking
Diferencial Traseiro: Ricardo self-locking
Caixa de Câmbio: Ricardo, 6 velocidades, sequencial, seleção mecânica
Número na prova: 322

Vídeo – Assista ao vídeo de 2008 que mostra as fases de projeto, construção e testes do Racing Lancer.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: dezembro 17, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure