Scheidt e Prada venceram a primeira competição do ano (foto: Chris Ray/ ZDL)
Os principais velejadores brasileiros já garantiram a vaga na Equipe Permanente de Vela Olímpica brasileira. A seletiva acontece em Búzios desde o início da semana, deve terminar hoje. Mesmo assim, nomes como Bruno Fontes na Laser Standard e Robert Scheidt/Bruno Prada na Star já asseguraram a vaga.
Ontem mesmo Fontes ficou em 2° e 3° lugares nas regatas disputadas, e não tem mais como ser alcançado pelos concorrentes. O catarinense comemorou a classificação. É uma realização e vai me garantir todas as condições para realizar uma campanha olímpica de alto nível, disse. Na liderança da competição está o sueco Arvid Claeson, que venceu as duas regatas da quinta-feira.
Scheidt/Prada também saiu da água com motivos para comemorar. Ontem a dupla garantiu não só a vaga na Equipe, mas também o título da Semana Pré-Olímpica na Star. Eles venceram a disputa com a dupla Alan Adler/Marcelo Ferreira, que ficou em segundo lugar. O título em Búzios traz mais ânimo, mas temos consciência de que podemos melhorar, tanto nos ventos fracos como nos fortes. Sentimos um pouco a falta de ritmo também, e agora precisamos competir em flotilhas grandes, como será na abertura da temporada européia, ponderou Scheidt, que terá apoio financeiro da Federação Brasileira de Vela e Motor para seis competições na Europa. Os próximos compromissos da dupla são o Troféu Princesa Sofia e o Campeonato do Hemisfério Ocidental, todos na Espanha.
Mais classes – Na Laser Radial, Adriana Kostiw também garantiu a vaga, assim como a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan na 470 feminino. No masculino classificação foi de Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt. Na RS:X, a prancha a vela, Ricardo Winick, o Bimba, terminou invicto e assegurou a vaga, assim como Patrícia Castro, no feminino.
Nas classes Finn e 49er, a vaga já estava definida antes mesmo do início da competição. João Signorini (Finn) e a dupla André Fonseca, o bochecha, e Rodrigo Duarte competiram sozinhos, sem concorrentes, e apenas cumpriram tabela para conquistarem o apoio da FBVM.
A única classe que ainda está em aberto é a Tornado. Apenas uma regata está programada para esta sexta-feira, em Búzios (RJ).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 9, 2007