Foto: Pixabay

Equipe de vela olímpica praticamente decidida

Redação Webventure/ Vela

Scheidt e Prada venceram a primeira competição do ano (foto: Chris Ray/ ZDL)
Scheidt e Prada venceram a primeira competição do ano (foto: Chris Ray/ ZDL)

Os principais velejadores brasileiros já garantiram a vaga na Equipe Permanente de Vela Olímpica brasileira. A seletiva acontece em Búzios desde o início da semana, deve terminar hoje. Mesmo assim, nomes como Bruno Fontes na Laser Standard e Robert Scheidt/Bruno Prada na Star já asseguraram a vaga.

Ontem mesmo Fontes ficou em 2° e 3° lugares nas regatas disputadas, e não tem mais como ser alcançado pelos concorrentes. O catarinense comemorou a classificação. “É uma realização e vai me garantir todas as condições para realizar uma campanha olímpica de alto nível”, disse. Na liderança da competição está o sueco Arvid Claeson, que venceu as duas regatas da quinta-feira.

Scheidt/Prada também saiu da água com motivos para comemorar. Ontem a dupla garantiu não só a vaga na Equipe, mas também o título da Semana Pré-Olímpica na Star. Eles venceram a disputa com a dupla Alan Adler/Marcelo Ferreira, que ficou em segundo lugar. “O título em Búzios traz mais ânimo, mas temos consciência de que podemos melhorar, tanto nos ventos fracos como nos fortes. Sentimos um pouco a falta de ritmo também, e agora precisamos competir em flotilhas grandes, como será na abertura da temporada européia”, ponderou Scheidt, que terá apoio financeiro da Federação Brasileira de Vela e Motor para seis competições na Europa. Os próximos compromissos da dupla são o Troféu Princesa Sofia e o Campeonato do Hemisfério Ocidental, todos na Espanha.

Mais classes – Na Laser Radial, Adriana Kostiw também garantiu a vaga, assim como a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan na 470 feminino. No masculino classificação foi de Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt. Na RS:X, a prancha a vela, Ricardo Winick, o Bimba, terminou invicto e assegurou a vaga, assim como Patrícia Castro, no feminino.

Nas classes Finn e 49er, a vaga já estava definida antes mesmo do início da competição. João Signorini (Finn) e a dupla André Fonseca, o bochecha, e Rodrigo Duarte competiram sozinhos, sem concorrentes, e apenas cumpriram tabela para conquistarem o apoio da FBVM.

A única classe que ainda está em aberto é a Tornado. Apenas uma regata está programada para esta sexta-feira, em Búzios (RJ).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 9, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure