Foto: Pixabay

Equipe do Santos vence Copa Sul-americana de canoa havaiana; Sebastián Cuattrin é destaque nas provas individuais

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Atletas de diversos países marcaram presença na competição (foto: Divulgação/ Salvador Scofano)
Atletas de diversos países marcaram presença na competição (foto: Divulgação/ Salvador Scofano)

A Equipe 98 Tribo Q Pira faturou neste fim de semana (2 e 3) o título geral da Copa Sul-americana de canoa havaiana, disputada na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. A equipe que é de Santos (SP), venceu três, das quatro provas disputadas, perdendo apenas no V6 (canoa com seis pessoas), vencida pelos cariocas do Rio Va´a Clube.

“O nosso objetivo principal era trazer a Copa Sul-Americana. Fomos para o Rio pensando nesse título. Uma pena que não conseguimos subir ao pódio na prova de V6. Já estávamos em segundo lugar, mas entrou muita água na canoa e não tivemos como continuar. Graças a Deus, a prova está muito organizada e o resgate foi rápido”, comentou o coordenador técnico da equipe e também remador, Alex Reis.

O canoísta Sebastián Cuattrin, dono de diversas medalhas no caiaque velocidade e colunista do Webventure, foi o destaque nas provas individuais, com dois ouros. Na prova por equipes, a canoa da equipe afundou e o atleta teve de ser atendido com hipotermia. “Pegamos uma parte do trajeto com muitas ondas de todos os lados, o mar estava bravo e entrou água na canoa de uma vez e ela afundou. Não teve como fazer nada, foi muito rápido. Eu estava muito mal já quando a canoa afundou, daí fiquei nervoso e tomei alguns goles de água salgada. Mas fomos resgatados”, contou Sebastián.

Ouro no Pan – “Quero ganhar o meu sonhado ouro [nos Jogos Pan-americanos Rio 2007] e será muito melhor em casa. Depois, quero chegar à minha quinta olimpíada, em Pequim 2008. Nesse meio tempo, continuo competindo ao lado dos amigos na canoa havaiana”, completou. A equipe 98 Tribo Q Pira faturou este ano o bi-campeonato brasileiro.

“A adrenalina na canoa polinésia é diferente das provas de canoagem e tem um pouco da beleza das paisagens também. Além disso, sou acostumado a competir em lagoas lisas e essas ondas dão uma emoção a mais”, explica Cuattrin, que superou vento e ondas fortes para vencer a prova individual de 10 quilômetros. “Tive que fazer algumas adaptações no barco para ele ganhar mais peso e estabilidade. Estava muito difícil de remar no sábado”, completa o atleta.

A prova teve a participação de atletas do do Brasil, Havaí, Tahiti, Estados Unidos e Argentina. No V6, o time argentino Manu Okekay ficou com o segundo lugar e o Praia Vermelha Va´a Velox, em terceiro. No feminino, a vitória também foi do Rio Va´a Clube com Cabo Frio em segundo e Bertioga em terceiro. O dia de mar agitado provou quatro afundamentos das canoas antes de cruzar a linha de chegada.

“Só chegar ao final da prova já poderia ser considerado um bom resultado. Felizmente vencemos”, disse o tahitiano Viri Teva, que reforçou a equipe dona da casa, Rio Va´a Clube. Responsável pelo leme, Teva completa: “com essas condições do mar, o leme é muito importante”.

Nicolas Bourlon, organizador, explica que o objetivo é incluir a modalidade nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. “Já temos autorização da Prefeitura para isto e vamos ajudar a fazer uma festa bonita no Rio de Janeiro”, afirma Bourlon, que ainda estuda a melhor data para a apresentação das canoas polinésias, de modo que atletas de remo e canoagem presentes ao Pan do Rio possam participar.

Outro destaque da prova foi a brasileira radicada no Havaí Emily Janchievis. Ela venceu as provas V6-19km, V1-5km e V2-2000m, além de ter ficado em segundo na V1-500m. “Comecei a praticar a canoa polinésia há dois anos no Havaí e me apaixonei. As condições do mar realmente estavam difíceis para as brasileiras mas lá fora treinamos com ondas ainda maiores do que a que vimos aqui”, explica Emily, que também é surfista.

Classificação final:

Masculino

V6-28km
1. Rio Va´a Clube
2. Manu Okekai/ARG
3. Praia Vermelha Va´a Velox
4. Carioca Va´a Clube

V2-1000m
1. Sebastián Cuattrin/Fábio Paiva, 5min03seg45
2. Celso Filetti/Felipe Neuman, 5min05seg54
3. Eraldo Rossini/Diego Andrade, 5min43seg59
4. Alex Reis / Kadu Zaidan, 5min41seg82
5. Fabio/Massimo, 5min58seg38
6. Robert Mauriere/Pedro Ceglia, 6min59seg29

V1-10km
1. Sebastián Cuattrin
2. Cristian Borgo
3. Celso Filetti
4. Felipe Neuman
5. Marcel Correa
6. Caue Serra

V1-500m
1. Celso Filetti, 2min31seg18
2. Robert Mauriere, 2min35seg30
3. Caue Serra, 2min35seg45
4. Anapa Bambridge, 2min37seg21
5. Felipe Neuman
6. Viri Teva

Feminino

V6-19km
1. Rio Va´a Clube
2. Cabo Frio
3. Brucutus Bertioga

V2-2000m
1. Emily Janchievis/Marleny Cotrin
2. Beatriz Amorim/Kimberly Barnes
3. Juliana Ribeiro/ Ursula Brando

V1-5km
1. Emily Janchievis
2. Marleny Cotrin
3. Sarah Santos

V1-500m
1. Marleny Cotrin
2. Emily Janchievis
3. Sarah Santos

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 4, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure