Foto: Pixabay

Equipe Hollywood Troller a apenas 145 km do Cairo

Redação Webventure/ Offroad

22.01.2000 – O objetivo está a um passo de ser cumprido. A equipe Hollywood Troller passou pela penúltima etapa, realizada hoje entre Dakhla e Waki Rayan (Egito) e está agora a apenas 145 km de alcançar a tão sonhada chegada ao Cairo, fechando em grande estilo a estréia no maior rali do mundo e provando a competência do Troller T5, carro fabricado no Ceará.

A dupla Arnoldo Jr/Galdino Gabriel foi a primeira a chegar ao acampamento e manteve a 4a. colocação na Novatos, categoria que hoje teve algumas alterações entre os ponteiros. Em seguida, Roberto Macedo/Marcos Ermírio de Moraes também puderam comemorar a chegada e o fato de terem subido mais uma posição na categoria, estão em 10o. Já a dupla Cacá Clauset/Amyr Klink demorou a chegar, mas para alívio geral também completou a etapa, na 89a. posição depois de ter largado em 57, mas manteve o 5o. lugar na Novatos. A dupla italiana Gomiero/Picchiottino (Nissan), até então líder, caiu para segundo. Quem assumiu a liderança a um passo do fim do rali foi o belga Henrard (Buggy Gaiola).

Wadi Rayan se traduz como mais um obstáculo desta prova, pois lá não existe aeroporto para receber os aviões da organização. A alternativa foi usar a base militar de Beni Suif, enquanto o grosso do apoio segue mesmo por areia. A etapa então foi acompanhada via rádio e via informática, uma derradeira etapa de verdade, sublime, que encerra com chave de ouro a prova. Por outro lado, essa 16a. etapa (a 12a. na verdade, face à anulação das etapas no Niger) é uma das mais belas desse Dakar Cairo 2000.

Pneus furados e erros de navegação foram a tônica de hoje em mais uma etapa extremamente técnica e de média de velocidade baixa – 100km/h que também contribuiu para a vitória do japonês Masuoka/Schulz (Mitsubishi) em carros. De qualquer maneira, a não ser por uma surpresa extraordinária, Jean-Louis Schlesser (Renault Megane) nos carros, que continua líder da prova, deve subir ao lugar mais alto do pódio, repetindo a vitória do ano passado. Mesmo com mais de 13 minutos de vantagem na liderança, Schlesser procurou ter cuidado hoje para não sofrer atrasos com eventuais trocas de pneus. “Ainda não acabou e aqui no deserto 1Km é sempre 1km”, declarou o Campeão do Mundo de Rallyes-Raids. “Este Dakar é tão difícil como qualquer um dos outros, só que um pouco mais nervoso, por causa da interrupção de 4 dias”.

Classificação geral Novatos:

  • Henrard (Bel/Gaiola), 59h41’10
  • Gomiero/Picciottino (Ita/Nissan), 60h39’12
  • Busquets/Bosch (Esp/Toyota), 64h04’15
  • Arnoldo/Galdino (Bra/Troller), 64h09’46
  • Clauset/Klink (Bra/Troller), 66h23’42
  • Ashley/Shuckburgh (Ing/Toyota), 69h22’28
  • Perez/Perez (Arg/Toyota), 71h32’28
  • Ybled/da Rocha (Fra/Toyota), 72h25’51
  • Dujardyn/Gonissen (Bel/Toyota), 72h41’21
  • 10. Macedo/Moraes (Bra/Troller), 73h50’24

    O que esperar de amanhã 23.01.2000

  • Etapa 17 Wadi-Rayan (Egito) > Cairo (Egito) DL-135Km, Esp-10Km TT-145Km

    Última etapa desse Paris Dakar Cairo. Depois de um curto deslocamento, os concorrentes são reagrupados para a largada da última especial. São os últimos quilômetros, mais uma vez em nome da forma e do espetáculo, até a chegada literalmente faraônica aos pés das pirâmides. Às 19 horas locais a entrega dos prêmios será fita na frente da Esfinge acompanhada por um espetáculo de luz e som.

    Fadigatti continua recuperação no Hospital do Cairo

    O navegador Alberto Fadigatti, que quebrou duas vértebras após decolar numa duna a 100 km/h na 13a. etapa, no deserto da Líbia permanece internado no Misr International Hospital, na cidade do Cairo, se recuperando. Segundo o médico local, Fadigatti, que sofreu fratura nas vértebras dorsais D6 e D5, sem dano neurológico, deverá permanecer um mês em repouso absoluto, na horizontal. A princípio, sua alta está prevista para quarta-feira, quando deverá ser transportado para o Brasil.

    Este texto foi escrito por: Meg Cotrim

    Last modified: janeiro 22, 2000

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure