Haka Race teve muitos desafios (foto: Divulgação)
A equipe Lebreiros foi a grande vencedora da terceira etapa do Haka Race, disputado na belíssima região da Serra da Mantiqueira, na cidade de Santo Antonio do Pinhal (SP), no último sábado (29). Cinco duplas que fazem parte da equipe conquistaram pódio na prova: dois primeiros na Sport Mista – Master e Pró Mista, e um terceiro na Sport Mista.
Na Pro-Mista, a equipe fez dobradinha, com José Eduardo Colmanetti/ Letícia Velloso em primeiro e Frederico Reis/ Geni Duro, sem segundo. Na Máster, mais uma dobradinha, com Oswaldo Castilho Júnior/ Eliana Tarozzo e Augusto Tarozzo/ Daniela Focosi. O último pódio veio na Sport, com o terceiro lugar de Anderson Filgueiras/ Natasha Carucci.
Não tivemos nenhum problema e, somando à nossa boa preparação para a prova, poderíamos esperar bons resultados. No entanto, jamais imaginaríamos classificações tão boas quanto as que aconteceram nesse fim de semana com as cinco equipes subindo no pódio, com duas dobradinhas, disse Frederico Reis, líder da equipe. O feito também foi destacado pelo organizador da prova, Leonardo Barbosa, o Prof. Léo. É uma equipe que trabalha com grande foco no Haka Race. Por isso vem se saindo tão bem.
Ao todo, 129 equipes participaram da prova e grande parte dos times superou a expectativa da organização, já que terminaram a prova com cerca de uma hora a menos do que o previsto. As equipes da Sport e Master percorreram 35 quilômetros e os atletas da Pro e Solo, um percurso de 50 km.
Foi uma prova sem margem para erros de navegação, disse Marcos Mezzena, da equipe Nikus Biofit, de Botucatu (SP), primeiro lugar na categoria Master. O conterrâneo Eduardo Yamada, da Olho d Água, também aprovou o percurso: foi uma corrida de Fórmula 1, tão alucinante que não era possível recuperar ou conquistar posições, como em outras etapas, disse ele, que ficou com o terceiro lugar na Sport Masculina.
Cansaço revertido em vitória – O destaque da Pró Masculina foi a equipe WRR1, com Rafael Melges e Diogo Malagon, que conquistaram o primeiro lugar, mesmo com o cansaço acumulado após terem disputado a etapa paulista do Adventure Camp, a menos de uma semana. A segunda colocação ficou com Erasmo Cardoso, o Xiquito, da equipe Quasar Lontra, que venceu o Camp. Melges ficou em segundo lugar com a WRR1.
A prova da categoria Pro e Solo teve 36 km de mountain bike, 12 km de trekking, 90m de rapel, 2 km de canyoning, além de orientação. A Sport e Master teve 28 km de mountain bike, 7 km de trekking, 20m de rapel e orientação.
A prova montou um lounge na Praça do Artesão da cidade com shows de grupos de jazz, MPB e rock, barracas com comidas típicas da serra da Mantiqueira, à base de pinhão, distribuição de brindes e tendas de massagens. Trouxemos uma prova de alto nível para a cidade e construímos uma excelente parceria com a organização da Haka Race. Nosso objetivo é fornecer condições para que, em 2010, o circuito realize, mais uma vez, uma etapa no município, comentou Diego Carvalho, secretário de Turismo, Cultura e Comunicação de Santo Antonio do Pinhal. A infraestrutura e o apoio fornecido pela cidade superaram qualquer expectativa, avalia o Prof. Léo.
Este texto foi escrito por: Webventure