Tibagi é uma das mais lindas paisagens do Paraná (foto: Wladimir Togumi)
No último sábado (10/09) foi realizada a 3ª etapa do Circuito Extremaventura na cidade paranaense de Tibagi. A prova contou com a participação de 14 quartetos e 16 duplas na categoria Expedição, a mais longa, com 100 km de percurso, e 14 equipes na Aventura, categoria com 54 km.
A competição teve início no camping Aguardo-te-ká, às 12h, com uma corrida de 3km até o Cânion Guartelá. Em uma descida íngreme, por uma antiga estrada escavada no arenito do cânion, os atletas puderam vislumbrar por alguns instantes um dos locais mais bonitos do Paraná. Os 7 km do Guartelá exigiram muito dos competidores.
A primeira equipe a alcançar o PC1, ainda no cânion, foi a Gralha Azul/Trópicos, seguida pela Aventureiros do Fogo II. A saída do local era por um rio seco, que alcançava o fim das escarpas em 400 metros de desnível. Com um ritmo forte, a Trópicos chegou ao PC2/AT1 na Fazenda São Damásio para pegar suas bicicletas e partir para 25 km entre estradas rurais do município.
Novamente na ponta, a Trópicos chegou ao PC4/AT2 onde deixou sua bicicleta para 11 km de trekking e no PC5/AT3 para canoagem. Neste ponto, a equipe Bolicheiros, da Aventura, liderava tranqüilamente a prova na sua categoria e a Atairú liderava a Expedição Duplas. No Rio Tibagi, a categoria Expedição percorreu 14 km e a Aventura 8 km entre corredeiras classe I e II. No final deste trecho, a equipe Trópicos virou seu bote e o atleta Pablo Bucciareli chegou nadando no PC 5/AT4.
Enquanto a Trópicos saía para mais um trecho de mountain bike na categoria Expedição, a Bolicheiros partia para sua vitória na categoria Aventura na praça central de Tibagi, às 18h17. Enquanto as equipes da Aventura iam finalizando sua prova, os competidores da Expedição seguiam firmes com suas bicicletas pela Serra da Pedra Branca enfrentando um desnível de 300 metros entre subidas e descidas fortes.
Antes de chegarem ao PC8, a Trópicos foi traída por uma estrada que não constava no mapa. Mesmo tendo em sua planilha a indicação do local, a equipe confiou no que estava referenciado na carta topográfica e acabou perdendo um tempo importante e a liderança da prova.
Foi neste ponto que a Marumbi ultrapassou a Trópicos chegando primeiro no rapel, montado no Salto Puxa Nervos, cachoeira que possui 50 metros de altura e grande volume de água. Do Puxa Nervos, as equipes partiram para o final da prova em mais 16 km de mountain bike até a Praça Edmundo Mercer, em Tibagi, onde a Marumbi conquistou sua segunda vitória na temporada às 23h22.
Com a vitória, a Marumbi disparou na liderança do Circuito Extremaventura que terá mais uma etapa a ser disputada em novembro em Balsa Nova, garantindo vaga na final do Try On Adventure, que reunirá as melhores equipes de 13 estados Brasileiros envolvidos no Meeting 2005.
Classificação Final
Expedição – Quarteto Misto
1)Marumbi Try On
2)Gralha Azul/Trópicos
3)Body Imports Adventure
4)Sasquatch
5)Aspira
6)Senta Pua Caratuva
7)Tramontrip
Expedição Duplas
1)Atairú
2)Bactéria Team
3)Aventureiros do Fogo II
4)Taiáventura
5)Clube Náutico Santa Rita II
6)Curitibikers/Ric
7)Latitude 23 – Aventura.com
Categoria Aventura
1)Bolicheiros
2)Tomb Raider
3)Fábios II
4)Norte Sul
5)Colesterol 225
6)Windsor
7)Beto Bikes
8)Camay Itambé
9)Itambé Radical I
10)Itambé Radical II
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 14, 2005