Webventure

Equipe Mona-Vie preparada para o desafio do Iron Biker


Tinker é um dos atletas da Mona-Vie (foto: Jorge Nicola/www.webventure.com.br)

Pela primeira vez na América Latina, a equipe Mona-Vie, formada pelos norte-americanos Tinker Juarez, Bart Tillespie, Alex Grant e Matt Ohran se preparam para os dois dias de competição do Iron Biker, nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. A prova será disputada nos dias 17 e 18 de outubro, e na sexta-feira, dia 16, os competidores da Elite participam de um desafio de quatro voltas em um percurso de 1,8 quilômetros na cidade histórica de Ouro Preto.

O único que já esteve no Brasil foi Juarez, que participou de edições do MTB 12 Horas. O competidor declarou que está pronto para a competição, apesar de não conhecer nada sobre a prova. “Estou acostumado com provas de longa e curta duração, seja 12 horas quanto outra mais rápida. Eu não conheço o Iron Biker, não sei o percurso, e isso será para mim um desafio e acredito que será uma prova mais dinâmica”, declarou o biker, campeão Pan-americano em 1995.

Os norte-americanos estão no Brasil para a prova, animados com a novidade. A equipe escolheu o Iron Biker pela grandiosidade da competição. Mas admitem que não realizaram uma preparação especifica para a prova, pois faz sete meses que os bikers estão em competições em torno do mundo.

“Esta é nossa última parada, estamos desde março e não sei direito quantas provas fizemos este ano, passamos pela África do Sul, Austrália. São várias competições diferentes, mas para o Iron Biker não sabemos o que esperar, mas sabemos que os brasileiros são fortes atletas, vimos a performance deles no Mundial. Vamos lutar para chegar na frente”, declarou Grant.

Alex reforça a idéia de competir o Iron Biker como um time, para evitar qualquer problema e também para não deixar ninguém para trás. Bart Tillespie deixa claro que a estratégia da equipe é andar junta. “A estratégia é armada de acordo com o percurso, e dependendo dele, vamos combinando algo mesmo durante a prova”, declarou Bart. “Por não conhecermos nada, pode ser que entre uma subida e outra, a estratégia mude mesmo, sem problemas”, completou Matt.

Disputa – Sem conhecer a prova, os brasileiros podem tirar alguma vantagem sobre a equipe Mona-Vie. Ao todo, serão 132 quilômetros de competição, com altimetrias e terrenos que variam de acordo com cada cidade. Matt declara que ele e seus companheiros estão prontos para encarar os atletas do Brasil. “Pela lista que vi, muitos atletas de ponta do mountain bike brasileiro vão estar presentes e isso será nosso grande desafio, mas estamos preparados para isso”, afirmou o atleta.

Alex se preocupa com um deles: Rubens Donizete, que confirmou presença na competição nesta última semana. “Eu sei que há um competidor, o Rubens Donizete, que eu sei que é realmente rápido nas competições”, disse Grant.

Mesmo confiantes, o quarteto se preocupa com um detalhe: o clima na região mineira. Eles aproveitaram uma tarde em São Paulo para se adaptar ao calor. “Viemos de uma região montanhosa nos Estados Unidos. Lá o inverno é realmente rigoroso”, concluiu Bart.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario