Oracle vence a Americas Cup após 18 anos (foto: Divulgação/ Oracle/ Guilain Grenier)
Na tarde deste domingo (14), a equipe BMW Oracle venceu a segunda, das três regatas programadas na Americas’s Cup, e leva a competição novamente para os Estados Unidos após 18 anos.
O trimarã comandado pela tripulação de Larry Ellison, Russell Coutts e James Spithill, o Oracle venceu também a primeira regata, disputada na última sexta-feira (veja mais). “É absolutamente uma sensação incrível. Estou realmente muito orgulhoso de fazer parte desta equipe. Não poderia estar mais orgulhoso”, disse Ellison.
Por causa das más condições climáticas para a realizada da prova, a disputa começou com mais de três horas de atraso. A tripulação do suíço Alinghi, que defendia o título, esteve à frente na maior parte da regata de hoje, mas acabou cedendo a vitória e encerrando a disputa. O Oracle chegou a alcançar uma velocidade de 34 nós, com apenas oito de vento. Foram cinco metros e 26 segundos de diferença. Com isso, a competição, que não era realizada nos Estados Unidos desde 1992, volta para o continente americano. “Foi uma corrida incrível”, completou Spithill.
Russell Coutts, CEO do Oracle, já conquistou a America’s Cup quatro vezes, duas vezes com sua terra natal, Nova Zelândia, uma vez ao leme do Alinghi e, agora, planejou o sucesso da equipe americana de Ellison.
Nos tribunais – Foram mais de três anos de brigas judiciais entre as duas embarcações até que finalmente a data da competição pudesse ser novamente marcada.
O comandante do Alinghi, Ernesto Bertarelli, cruzou a linha de chegada com a bandeira de protesto, o que poderia gerar uma nova disputa judicial pelo resultado. Mas logo após desistiu do protesto e aceitou o resultado. “Parabéns para a equipe BMW Oracle. O barco estava mais rápido, não há dúvida sobre isso”, disse ele a equipe vencedora.
O Alinghi foi criado em 2000 por Bertarelli e, em 2003, ganhou a 31ª edição da Copa América, derrotando o time da Nova Zelândia por 5×0, tornando-se a primeira equipe européia a vencer a competição. Na edição seguinte, venceu novamente os neozelandeses, em 2007 em Valencia, desta vez por 5×2.
“A coisa que vem à mente agora é que ao longo dos últimos anos 10 ninguém que tenha chegado perto da equipe Alinghi entende o que eu sinto agora. Há um calor único, o espírito original, que os laços de amizade singular, qualquer pessoa que tenha trabalhado tanto, aplaudiu, se aproximam e se encontrou a equipa Alinghi, por isso estou muito orgulhoso de nossa equipe e que temos alcançado nos últimos 10 anos”, comenta Bertarelli.
Vídeo – Assista ao vídeo da vitória do Oracle:
Este texto foi escrito por: Redação Webventure